Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Anjos, Adriane Gusmão dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Foltran, Elenice Parise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Böck, Geisa Letícia Kempfer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Ariangelo Hauer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-26T11:03:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-26T11:03:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Adriane Gusmão dos Anjos - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740925 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma discussão sobre a formação continuada de professores que atuam nas salas de AEE e que atendem estudantes matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando-se que os avanços tecnológicos apontam para novos recursos e ferramentas que podem ser utilizados com o objetivo de melhorar as condições de acesso ao conhecimento, apresenta-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma proposta de prática inclusiva. Nesse sentido, foi proposta a elaboração de um livro em formato digital (e-book), com os direcionamentos para um curso de formação continuada e em serviço, utilizando o DUA como fundamentação e pautada no ensino colaborativo, para os professores do Município de Castro – PR, que atuam em AEE. A questão norteadora da pesquisa configurou-se como: em que medida um e-book contendo o detalhamento de uma proposta de formação continuada e em serviço pode contribuir para a organização e realização de cursos objetivando a melhoria da qualificação profissional do professor do AEE, em relação à adoção de novas práticas inclusivas e de recursos tecnológicos e metodologias ativas para que a educação seja, de fato, inclusiva? Como objetivo geral, propôs-se: analisar as contribuições do e-book para um curso de formação continuada e em serviço para professores, atuantes em salas de AEE do Município de Castro, embasado no DUA. Os objetivos específicos definidos foram: identificar os pressupostos teóricos, políticos e metodológicos da educação inclusiva no Brasil; apontar a aplicabilidade do Ensino Colaborativo e do Desenho Universal para a Aprendizagem para a proposta pedagógica do AEE no Município de Castro e elaborar um e-book com proposta de formação continuada e em serviço, contemplando a teoria e a prática de ações inclusivas em sala de aula, pautada no ensino colaborativo e no Desenho Universal para a Aprendizagem. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e configura-se como uma pesquisa aplicada, porque tem como objetivo a produção de conhecimentos pelo pesquisador e sujeitos participantes da pesquisa, bem como caracteriza-se como pesquisa de desenvolvimento, haja vista a produção do e-book. Como resultados considera-se que o e-book que possibilita o estudo e reflexões sobre o ensino colaborativo e o DUA, se constitui em alternativa que, efetivamente, pode contribuir para que se tenha uma educação inclusiva de qualidade, embora haja carência de pesquisas para que os instrumentos e diretrizes possam ser cada vez mais aperfeiçoados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.62 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Colaborativo | pt_BR |
Título: dc.title | Formar para Incluir – A Formação de Professores do Atendimento Educacional Especializado para a Educação Inclusiva, pautada no Ensino Colaborativo e na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Adriane Gusmão dos Anjos.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740925/2/Adriane Gusmão dos Anjos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons