GUIA PEDAGÓGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM CONSELHO DE CLASSE INCLUSIVO NOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calamapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Wagner Tenório-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Josélia Fontenele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-23T12:34:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-23T12:34:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherGuia-pedagógico-Wagner.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740918-
Resumo: dc.description.abstractEste guia pedagógico é resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. A pesquisa foi aplicada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO campus Guajará-Mirim. A temática do Conselho de Classe em uma perspectiva da educação inclusiva surgiu a partir de inquietações do pesquisador acerca dos desafios em se pensar a atuação do Conselho de Classe na promoção da educação inclusiva dentro da instituição, uma vez que este espaço de debates, discussões, avaliações e reflexões, também deve servir para se pensar ações e propostas de inclusão dos alunos com algum tipo de necessidade específica. A construção desse produto educacional teve como base, inicialmente, a pesquisa bibliográfica e documental, referencial fundamental para descrever os elementos constitutivos e conceituais deste espaço pedagógico. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, objetivando delinear o problema central da pesquisa, bem como propor reflexões e sugestões de como construir um Conselho de Classe que pense e crie ações na promoção da educação inclusiva dentro da instituição. Por fim, as propostas apresentadas nesse material objetivam contribuir para a efetivação do Conselho de Classe dentro da instituição e promover a conscientização sobre a importância desse instrumento para a promoção do ensino-aprendizagem e para a promoção da educação inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConselho de Classept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia pedagógicopt_BR
Título: dc.titleGUIA PEDAGÓGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM CONSELHO DE CLASSE INCLUSIVO NOS CURSOS TÉCNICO INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons