EICAST: PODCAST SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Mileide de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Fábio Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-22T11:58:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-22T11:58:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherCartilhapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740870-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Técnico e Tecnológico foi elaborado e fundamentado em pesquisas e teorias que estudam a inteligência emocional e como moldá-la com ações de educação emocional, sustentado principalmente nas teorias de Mayer e Salovey e Goleman. Contou ainda com experiências de profissionais em seu cotidiano de trabalho em instituição de ensino. O podcasting, como o todo do processo de produção do podcast, é um recurso tecnológico atual situado na web e utilizado para várias finalidades, inclusive educacional. O podcast é uma das mais recentes configurações entre os formatos sonoros disponíveis na web. Junção da palavra Ipod (MP3 player da Apple) e broadcasting (transmissão em rede), o podcast surgiu em 2004 e consiste em um arquivo sonoro disponibilizado em um site (LEMOS, 2005 apud PAULA, 2010). O podcast, batizado EIcast foi escolhido como produto por considerar que o seu formato é facilmente acessível, tem caráter informativo e funciona como espaço dialógico; além de adequar-se bem ao público a que se destina. O EIcast trata de assuntos relacionados à Inteligência Emocional, mais especificamente no espaço da escola. Este recurso configura-se como um arquivo em áudio e/ou vídeo sobre um tema, depositado em plataforma específica, ficando disponível para acesso e compartilhamento. O podcast tem sido muito utilizado como ferramenta multimídia de aprendizagem. Com essa ferramenta pretende-se disseminar o conceito da IE, seus principais pilares, formas de utilizar as emoções para gerir circunstâncias cotidianas de forma positiva, levar a repensar as relações eu/eu e eu/outro e acima de tudo ampliar o debate acerca da educação emocional nos espaços de educação formal. O propósito deste produto técnico é fornecer uma ferramenta educativa que contribua com a gestão emocional de estudantes de um modo geral, partindo-se de um diagnóstico realizado no IF Baiano campus Bom Jesus da Lapa. Ferramenta esta que pretende favorecer os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes e impactar de forma positiva na qualidade de vida, através da melhor gestão das emoções e tomada de decisões responsáveis. O EIcast terá, a princípio, quatro episódios com as seguintes temáticas e estará depositado no Spotify. 1 - Principais conceitos e teorias e os pilares da IE; 2 - Emoção, memória e aprendizagem; 3 - Convidado - Tema: Ansiedade; 4 - Estratégias para desenvolver a Inteligência Emocional na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,65MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão das emoçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpatiapt_BR
Título: dc.titleEICAST: PODCAST SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons