
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Profsocio UFPR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BANDEIRA, GABRIELA BRUNI DE FERREIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-22T11:21:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-22T11:21:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFPR_Gabriela Bruni de Ferreira Bandeira | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740868 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa consiste em uma autoetnografia sobre minhas experiências como professora de sociologia. Em um contexto de ensino durante a pandemia, procuro descrever, além da própria pandemia, outros eventos críticos que permeiam minha vida, da escola em que realizo meu trabalho docente e de alunas e alunos. Os capítulos apresentam fragmentos de vivências em diferentes tipos de ruínas: ensinar sociologia durante os governos de Jair Bolsonaro no Brasil e de Ratinho Júnior no Paraná, precariedade do trabalho como professora temporária, ataques à educação pública e problemas da condição das mulheres no sistema de ensino. Esses dilemas norteiam a escrita da autoetnografia e a reflexão sobre o processo de escrita e a forma de narrar a história por um ponto de vista subjetivo e particular. Ao longo da dissertação, narro em primeira pessoa minhas impressões sobre os eventos críticos no Brasil e em minha vida pessoal, em uma tentativa de, a partir da experiência, produzir conhecimento antropológico e sociológico em circunstâncias adversas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2747KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | autoetnografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | pandemia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | eventos críticos | pt_BR |
| Título: dc.title | Fazer e passar por: experiências do ensino de sociologia nas ruínas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profsocio | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Profsocio | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFPR_Gabriela Bruni de Ferreira Bandeira_Dissertação.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740868/2/UFPR_Gabriela Bruni de Ferreira Bandeira_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons