No olho do furacão: um olhar sobre o professor de sociologia no contexto do Planalto Norte Catarinense. 

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Autor(es): dc.contributorProfsocio UFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SILVANO SILVERO DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-22T11:37:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-22T11:37:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-01-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Silvano Silvero da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740847-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação de mestrado é resultante da pesquisa sobre o ensino da sociologia na rede pública estadual, na região do Planalto Norte Catarinense. O objetivo é refletir sobre a docência da sociologia a partir da história de vida de duas professoras que vivenciaram este momento e do contexto em que estão inseridas. As professoras, escolhidas como interlocutoras, viveram neste período a fase de expectativa e empolgação com a escolha pelo curso, posteriormente, tiveram incertezas sobre sua escolha na graduação, e por fim, ficaram angustiadas com a possibilidade de não conseguirem trabalho a partir da flexibilização do ensino. Elas construíram sua prática docente em meio ao avanço do conservadorismo e dos ataques à educação pública brasileira. O período pesquisado foi planejado para recortar acontecimentos entre 2014 até 2022. As entrevistas aconteceram em 2021 e 2022. No entanto, para melhor compreendermos os acontecimentos e a conjuntura deste período, foi necessário recorrer a alguns fatos e cenários a partir do final dos anos 1990. Produzir, a partir das experiências pessoais, um relato que contribui para o entendimento dos desafios comuns de uma sociedade é o caminho que queremos percorrer nesta pesquisa a fim de contribuir para o entendimento do ser docente de sociologia no Brasil contemporâneo. Como as experiências pessoais das professoras em sala de aula podem contribuir com a compreensão da construção da prática docente no ensino da sociologia na rede pública estadual? Os processos vivenciados por elas têm algo em comum? São processos, situações vividas muito especificamente em seu microcosmo, ou podem trazer pistas para compreendermos situações vividas por outros professores que desenvolvem sua prática docente em outras regiões?pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1985KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistórias de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvanço do conservadorismopt_BR
Título: dc.titleNo olho do furacão: um olhar sobre o professor de sociologia no contexto do Planalto Norte Catarinense. pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfsociopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfsociopt_BR
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