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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calama | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado Silva, Nathali Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes Ferrari, Sandra Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-21T13:49:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-21T13:49:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | ebook_Nathali_mestrado.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740845 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Muitas vezes, a noção de língua está associada à expressão da voz. Contudo, mesmo que se leve em conta que a capacidade de ouvir é crucial para o desenvolvimento da linguagem humana, a realidade coloca-nos perante situações muito diversas, mostrando que a vocalização de uma língua não é o único meio de expressão existente (Rosa, 2010). No Brasil, a Libras é a língua natural das pessoas surdas. Trata-se de uma comunicação gestual-visual e de uma língua autônoma em relação à língua portuguesa. De fato, a Libras é "uma outra língua que, para sua expressão, em vez da voz, utiliza os sinais e que, como qualquer língua, tem símbolos e gramática próprios (Rosa, 2010, p. 151). A constituição de uma sociedade é atravessada por contrastes que existem como forma de legitimar poderes instituídos. Historicamente, o espaço social supre as necessidades dos indivíduos de maneiras diferentes, seguindo sempre a lógica da dominação. Assim, ao abordar o trabalho literário com alunos surdos, os aspectos relacionados à história e à identidade também ganham relevo. É importante observarmos o modo como ocorre a construção social da identidade surda e quais as implicações disso em sala de aula, para que o respeito às diferenças linguísticas e culturais seja incorporado também ao processo educacional. Considerando essas questões, o propósito deste trabalho é dar suporte ao ensino da literatura brasileira a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do IFRO, Campus Porto Velho Calama, respeitando os fatores históricos e identitários que geraram a construção cultural desses sujeitos. Ou seja, é importante que o aluno surdo aprenda a identificar um texto literário primeiramente em sua primeira língua (L1), isto é, em Libras, e posteriormente em sua segunda língua (L2), a língua portuguesa, neste caso; assim, ele terá condições de estabelecer relações necessárias para a compreensão do texto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12.7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | A LITERATURA COMO FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA OS ALUNOS SURDOS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA ‒ IFRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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ebook_Nathali_mestrado.pdf | 12,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740845/2/ebook_Nathali_mestrado.pdfDownload |
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