ENCARTE - MARCA ESPORTIVA E MASCOTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desenvolvimento e institucionalização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFMSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINES, RICARDO ROJAS-
Autor(es): dc.contributor.authorPAULA RAVAGNANI, FABRICIO CESAR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-20T20:51:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-20T20:51:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
identificador: dc.identifier.otherMARCA ESPORTIVA E MASCOTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desenvolvimento e institucionalizaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740839-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional (PE) denominado "Marca Esportiva e Mascote no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI): desenvolvimento e institucionalização" foi desenvolvido por Ricardo Rojas Martines, sob orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O PE tem como objetivo a institucionalização de uma identidade esportiva que represente os estudantes do EMI em eventos esportivos, ações educacionais e pedagógicas, feiras científicas e tecnológicas, além de atividades culturais, que integram o Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Nesse sentido, mais que uma promover um identificação, o produto educacional deve atuar no fortalecimento da percepção de pertencimento institucional em sua comunidade escolar. O desenvolvimento da Marca Esportiva e da sua Mascote como PE no EMI mostrou-se viável e inovador pelo fato de difundir os benefícios agregados à prática esportiva escolar na Educação Profissional e Tecnológica, principalmente, por entrelaçar recursos da comunicação às ações de promoção do esporte escolar, fatores esses que contribuem com a manutenção da permanência e o êxito escolar, conforme resultados levantados pela pesquisa aplicada de mestrado “Marca Esportiva no ensino médio integrado: uma possibilidade de estimular o pertencimento institucional”. Dessa maneira, o Produto Educacional, foi desenvolvido a partir das bases teóricas do design gráfico e gestão de marca, às luzes dos valores que foram agregados pela fundamentação teórica e científica alocadas Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMS), seguindo a linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Diante dessa perspectiva, este encarte resulta na apresentação de todas as informações que vão da concepção até a aplicação da Marca Esportiva e sua Mascote, de modo a facilitar a apropriação deste Produto Educacional em escala institucional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.443 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMarca esportivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMascotept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPertencimento institucionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleENCARTE - MARCA ESPORTIVA E MASCOTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desenvolvimento e institucionalizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons