Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFMS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINES, RICARDO ROJAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAULA RAVAGNANI, FABRICIO CESAR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-20T20:51:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-20T20:51:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCA ESPORTIVA E MASCOTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desenvolvimento e institucionalização | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740839 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional (PE) denominado "Marca Esportiva e Mascote no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI): desenvolvimento e institucionalização" foi desenvolvido por Ricardo Rojas Martines, sob orientação do professor Dr. Fabricio Cesar de Paula Ravagnani, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (ProfEPT/IFMS). O PE tem como objetivo a institucionalização de uma identidade esportiva que represente os estudantes do EMI em eventos esportivos, ações educacionais e pedagógicas, feiras científicas e tecnológicas, além de atividades culturais, que integram o Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Nesse sentido, mais que uma promover um identificação, o produto educacional deve atuar no fortalecimento da percepção de pertencimento institucional em sua comunidade escolar. O desenvolvimento da Marca Esportiva e da sua Mascote como PE no EMI mostrou-se viável e inovador pelo fato de difundir os benefícios agregados à prática esportiva escolar na Educação Profissional e Tecnológica, principalmente, por entrelaçar recursos da comunicação às ações de promoção do esporte escolar, fatores esses que contribuem com a manutenção da permanência e o êxito escolar, conforme resultados levantados pela pesquisa aplicada de mestrado “Marca Esportiva no ensino médio integrado: uma possibilidade de estimular o pertencimento institucional”. Dessa maneira, o Produto Educacional, foi desenvolvido a partir das bases teóricas do design gráfico e gestão de marca, às luzes dos valores que foram agregados pela fundamentação teórica e científica alocadas Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMS), seguindo a linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Diante dessa perspectiva, este encarte resulta na apresentação de todas as informações que vão da concepção até a aplicação da Marca Esportiva e sua Mascote, de modo a facilitar a apropriação deste Produto Educacional em escala institucional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.443 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Marca esportiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mascote | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pertencimento institucional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | ENCARTE - MARCA ESPORTIVA E MASCOTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: desenvolvimento e institucionalização | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons