Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Veiga, Glaura Aparecida Lopes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, André Narvaes da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Duarte, Edivânia Maria Gourete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-20T16:48:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-20T16:48:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educional - Projeto de Vida - Glaura - ProfEPT (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740834 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma preocupação importante e válida sobre a desconexão entre a vida dos estudantes fora da escola, seus desejos e anseios, e a experiência de ensino nas instituições educacionais, dificultando assim esse de pensar como um cidadão que irá se inserir no mundo do trabalho e elaborar seu projeto pessoal. Isso pode resultar em um distanciamento entre o ambiente escolar e a preparação dos alunos para sua vida futura como cidadãos e trabalhadores. Em consequência de tal situação, pouco se conhece sobre os sujeitos reais que frequentam a escola. “Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, requer duas estratégias dos professores: criar, intensificar e diversificar o desejo de aprender; favorecer ou reforçar a decisão de aprender”. (PERRENOUD, 2000, p. 70). A escola precisa abrir espaço para a história e para o projeto pessoal do estudante. É necessário que o conhecimento cognitivo esteja em sintonia com as experiências de vida dos estudantes.Diante do exposto, a Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida visa subsidiar os estudantes para a elaboração do “seu” projeto de vida. Buscando quebrar essa lacuna entre o saber e a experiência, relacionando a aprendizagem às suas experiências já vividas. Justamente por serem inter e multidisciplinares, as competências socioemocionais podem ser trabalhadas de várias formas, para que a comunicação possa chegar a todos os estudantes, pois o estudante do Ensino Médio ao fazer um curso profissionalizante busca através dele ingressar no mundo do trabalho de forma holística. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 331 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica de Grupo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Profissional | pt_BR |
Título: dc.title | Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestra Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educional - Projeto de Vida - Glaura - ProfEPT (1).pdf | 330.79 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740834/2/Produto Educional - Projeto de Vida - Glaura - ProfEPT (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons