Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Sudeste MG - Campus Rio Pombapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVeiga, Glaura Aparecida Lopes da-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, André Narvaes da Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte, Edivânia Maria Gourete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-20T16:48:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-20T16:48:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educional - Projeto de Vida - Glaura - ProfEPT (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740834-
Resumo: dc.description.abstractUma preocupação importante e válida sobre a desconexão entre a vida dos estudantes fora da escola, seus desejos e anseios, e a experiência de ensino nas instituições educacionais, dificultando assim esse de pensar como um cidadão que irá se inserir no mundo do trabalho e elaborar seu projeto pessoal. Isso pode resultar em um distanciamento entre o ambiente escolar e a preparação dos alunos para sua vida futura como cidadãos e trabalhadores. Em consequência de tal situação, pouco se conhece sobre os sujeitos reais que frequentam a escola. “Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, requer duas estratégias dos professores: criar, intensificar e diversificar o desejo de aprender; favorecer ou reforçar a decisão de aprender”. (PERRENOUD, 2000, p. 70). A escola precisa abrir espaço para a história e para o projeto pessoal do estudante. É necessário que o conhecimento cognitivo esteja em sintonia com as experiências de vida dos estudantes.Diante do exposto, a Oficina Pedagógica para o Projeto de Vida visa subsidiar os estudantes para a elaboração do “seu” projeto de vida. Buscando quebrar essa lacuna entre o saber e a experiência, relacionando a aprendizagem às suas experiências já vividas. Justamente por serem inter e multidisciplinares, as competências socioemocionais podem ser trabalhadas de várias formas, para que a comunicação possa chegar a todos os estudantes, pois o estudante do Ensino Médio ao fazer um curso profissionalizante busca através dele ingressar no mundo do trabalho de forma holística.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent331 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica de Grupopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Profissionalpt_BR
Título: dc.titleOficina Pedagógica para o Projeto de Vidapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestra Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons