Estratégias metodológicas na área da saúde: contribuições para o conhecimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJacob, Lia Maristela da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLotufo, Fátima Aparecida Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorCaldas, José Manuel Peixoto-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-20T15:17:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-20T15:17:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/654/327/1411-
identificador: dc.identifier.otherEstratégias metodológicas na área da saúde: contribuições para o conhecimentopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740829-
Resumo: dc.description.abstractNosso livro reúne estratégias metodológicas na área de saúde concebidas nos diversos cenários de prática nacional, proporcionando acesso às táticas inovadoras utilizadas para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades dos estudantes na área de saúde. Cada vez mais tem se tornado mandatório a discussão dos processos de ensino e aprendizagem na saúde, decorrente das profundas modificações do mundo contemporâneo. A sociedade plural se transforma de forma extremamente veloz, assim como o conhecimento cujas verdades momentâneas e fugazes norteiam o desenvolvimento dos estudantes e desafiam os docentes exigindo mudanças nos paradigmas de ensino e aprendizagem (PEIXOTO, 2022). Essa mudança da organização social e de ensino traz questionamentos sobre o papel do sujeito no mundo, suas necessidades e sobre as necessidades da comunidade onde está inserido e aponta para o que faz sentido e é relevante para o seu crescimento profissional e pessoal. As instituições de ensino estão em processo de adaptação às mudanças desse mundo contemporâneo e se reescrevem a cada dia, utilizando estratégias metodológicas nada tradicionais para a construção dos saberes de seus estudantes (CANESIN et al., 2022). Peça fundamental no processo de mudança, os docentes quando utilizam metodologias ativas em seu processo de ensino aprendizagem podem proporcionar dinamismo, interesse pelo conteúdo e capacidade de associar teoria e prática, além de despertar o interesse na díade educar/cuidar pelos estudantes, que identificam e valorizam a atuação de seus professores no desenvolvimento e aquisição de suas habilidades, reconhecendo o professor como essencial para oportunizar seu desenvolvimento (SILA; ASSUNÇÃO, 2022). Nossa obra foi organizada em capítulos que integram saberes e oportunidades no contexto ensino aprendizagem, conduzindo o leitor de forma provocativa e instigante, revelando as estratégias desenvolvidas em vários cenários que conduzem os estudantes à sua excelência. Desejamos que com sua leitura muitas ideias e oportunidades possam ser despertadas e contribuam com o desenvolvimento de nossos estudantes. Sejam bem-vindos ao “Estratégias Metodológicas na Área de Saúde: contribuições para o conhecimento” e que nunca deixemos de lembrar que juntos, compartilhando experiências e paixão somos melhores. Boa leitura! Profª.Dra. Fátima Aparecida Henrique Lotufo Profª.Dra. Lia Maristela da Silva Jacob REFERÊNCIAS CANESIN, MF et al.Virtual Case-Based Learning: Nova Estratégia de Ensino e de Treinamento Médico Digital Humanizado em Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 119, n. 5, pág. 35–42, nov. 2022. PEIXOTO, JM. Ensino Médico como Interlocutor da Ciência e da Sociedade. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 119, n. 5, pág. 4–5, nov. 2022. SILVA, M. C. A. DA .; ASSUNÇÃO, M. E. L. S. DE M.. Eficácia de Metodologia Ativa de Aprendizagem do ECG no Internato em Clínica Médica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 119, n. 5, p. 22–26, nov. 2022. ISBN: 978-65-5388-130-3 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-130-3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Título: dc.titleEstratégias metodológicas na área da saúde: contribuições para o conhecimentopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.