Atenção à saúde, comunicação e educação continuada: competências norteadoras da produção acadêmico-científica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Barbara Almeida Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorLucena, Bethânia Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorBastos, Carla Araujo-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Janine-
Autor(es): dc.contributor.authorAragão, Mónica-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Paulo Sérgio da-
Autor(es): dc.contributor.authorSalgado, Rômulo-
Autor(es): dc.contributor.authorSalgado, Tayse Camelo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Valkiria de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-20T13:46:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-20T13:46:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/798/352/1591-
identificador: dc.identifier.otherAtenção à saúde, comunicação e educação continuada: competências norteadoras da produção acadêmico-científicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740803-
Resumo: dc.description.abstractAo pensar na estruturação do livro “Atenção à Saúde, Comunicação e Educação Continuada: competências norteadoras da produção acadêmico-científica” temos em mente que a ampliação da divulgação intelectual de outrora foi uma aventura possível e disparadora de emergentes provocações para a continuidade nos movimentos de escrita sem nos tornarmos repetitivos em uma segunda obra. Digamos que este segundo volume veio em um excelente momento. Isso porque seus organizadores, autores e colaboradores altamente qualificados, na base do espírito científico mantiveram a força pulsátil desejante do querer mais. Pulsação capaz de manter a continuidade na transposição das fronteiras disciplinares do saber rumo a integração institucional, acadêmica, intelectual e profissional. Por um lado, sua estruturação é instigante porque não se configura como uma obra tradicional acessada por um único eixo de produção de conhecimento. Digamos que o leitor pode percorrer livremente múltiplas linhas, acessar variados segmentos de saber, encontrar- -se e perder-se em uma variedade de campos conceituais provocadores de perguntas e respostas sobre temas-problemas da contemporaneidade. Por outro lado, a proposta é dobrada e desdobrada no rigor teórico-metodológico e na responsabilidade social, sobretudo quando assume elementarmente as revisões e os relatos de experiência como concepção de desenhos dos estudos, para daí, fazer emergir conhecimentos de natureza interdisciplinar que tocam a tríade: atenção à saúde, comunicação e educação continuada. Certamente, estes três pilares firmam e confirmam a dimensão humanística de todos os envolvidos. Isso porque seus resultados convocam aos leitores no primeiro pilar da obra a (re)significar a prática assistencial na atenção básica com idosos, apresenta os benefícios da utilização do gengibre na prevenção de náuseas e vômitos, analisa o estado nutricional de crianças de zero a cinco anos no contexto de Roraima, apresenta reflexões sobre crianças e adolescentes abri- gadas e revisa a assistência à saúde de adolescentes e mulheres no pré-natal e puerpério. Se for possível categorizar, o segundo pilar traz a baila a comunicação de elementos importantes atravessadores do cotidiano da produção do cuidado em saúde, tais como: os dilemas (bio)éticos vivenciados por profissionais de enfermagem, sobretudo na comunicação de más notícias a pessoas em cuidado paliativo e os impactos dos ruídos ambientais presentes nas unidades neonatais. O terceiro, e último pilar imbrica nas trilhas da educação. Aqui, o leitor vai encontrar uma profícua produção de conhecimento sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, manifestações psicossomáticas vivenciadas no cotidiano acadêmico por estudantes de medicina, o prisma teórico-conceitual de Piaget no desenvolvimento humano, impactos da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação de professores de matemática. Esta breve contextualização sinóptica já fornece a real impressão do valor que a vida na sua intensidade representa. Uma fotografia de realidades com diferentes olhares, experiências vivenciadas, emoções sentidas no cotidiano da assistência à saúde, da comunicação e do ensinar-aprender um ofício. Desse modo, gostaria de destacar a felicidade que me cabe em produzir este prefácio, principalmente porque ao navegar nesta obra pude desvendar as marcas de uma potência circulante em pessoas comprometidas com o Sistema Único de Saúde e com os modus operandis de educar-produzir conhecimento no Brasil. Assim, com a mesma força desejante da abertura faço uma pausa com o coração agradecido. Finalizo com a certeza de que novos saltos acadêmicos nos campos explorados com vias a reduzir os distanciamentos entre teoria-prática já se tornam uma realidade mais que possível, concreta e efetiva alimentada em cada capítulo posto. Até a próxima estação. Boa leitura! Dr. Paulo Sérgio da Silva - Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima ISBN: 978-65-5388-155-6 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-155-6pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Título: dc.titleAtenção à saúde, comunicação e educação continuada: competências norteadoras da produção acadêmico-científicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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