Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Barbara Almeida Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lucena, Bethânia Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bastos, Carla Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Janine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Aragão, Mónica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Paulo Sérgio da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salgado, Rômulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salgado, Tayse Camelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Valkiria de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-20T13:46:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-20T13:46:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/798/352/1591 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atenção à saúde, comunicação e educação continuada: competências norteadoras da produção acadêmico-científica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740803 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao pensar na estruturação do livro “Atenção à Saúde, Comunicação e Educação Continuada: competências norteadoras da produção acadêmico-científica” temos em mente que a ampliação da divulgação intelectual de outrora foi uma aventura possível e disparadora de emergentes provocações para a continuidade nos movimentos de escrita sem nos tornarmos repetitivos em uma segunda obra. Digamos que este segundo volume veio em um excelente momento. Isso porque seus organizadores, autores e colaboradores altamente qualificados, na base do espírito científico mantiveram a força pulsátil desejante do querer mais. Pulsação capaz de manter a continuidade na transposição das fronteiras disciplinares do saber rumo a integração institucional, acadêmica, intelectual e profissional. Por um lado, sua estruturação é instigante porque não se configura como uma obra tradicional acessada por um único eixo de produção de conhecimento. Digamos que o leitor pode percorrer livremente múltiplas linhas, acessar variados segmentos de saber, encontrar- -se e perder-se em uma variedade de campos conceituais provocadores de perguntas e respostas sobre temas-problemas da contemporaneidade. Por outro lado, a proposta é dobrada e desdobrada no rigor teórico-metodológico e na responsabilidade social, sobretudo quando assume elementarmente as revisões e os relatos de experiência como concepção de desenhos dos estudos, para daí, fazer emergir conhecimentos de natureza interdisciplinar que tocam a tríade: atenção à saúde, comunicação e educação continuada. Certamente, estes três pilares firmam e confirmam a dimensão humanística de todos os envolvidos. Isso porque seus resultados convocam aos leitores no primeiro pilar da obra a (re)significar a prática assistencial na atenção básica com idosos, apresenta os benefícios da utilização do gengibre na prevenção de náuseas e vômitos, analisa o estado nutricional de crianças de zero a cinco anos no contexto de Roraima, apresenta reflexões sobre crianças e adolescentes abri- gadas e revisa a assistência à saúde de adolescentes e mulheres no pré-natal e puerpério. Se for possível categorizar, o segundo pilar traz a baila a comunicação de elementos importantes atravessadores do cotidiano da produção do cuidado em saúde, tais como: os dilemas (bio)éticos vivenciados por profissionais de enfermagem, sobretudo na comunicação de más notícias a pessoas em cuidado paliativo e os impactos dos ruídos ambientais presentes nas unidades neonatais. O terceiro, e último pilar imbrica nas trilhas da educação. Aqui, o leitor vai encontrar uma profícua produção de conhecimento sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, manifestações psicossomáticas vivenciadas no cotidiano acadêmico por estudantes de medicina, o prisma teórico-conceitual de Piaget no desenvolvimento humano, impactos da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação de professores de matemática. Esta breve contextualização sinóptica já fornece a real impressão do valor que a vida na sua intensidade representa. Uma fotografia de realidades com diferentes olhares, experiências vivenciadas, emoções sentidas no cotidiano da assistência à saúde, da comunicação e do ensinar-aprender um ofício. Desse modo, gostaria de destacar a felicidade que me cabe em produzir este prefácio, principalmente porque ao navegar nesta obra pude desvendar as marcas de uma potência circulante em pessoas comprometidas com o Sistema Único de Saúde e com os modus operandis de educar-produzir conhecimento no Brasil. Assim, com a mesma força desejante da abertura faço uma pausa com o coração agradecido. Finalizo com a certeza de que novos saltos acadêmicos nos campos explorados com vias a reduzir os distanciamentos entre teoria-prática já se tornam uma realidade mais que possível, concreta e efetiva alimentada em cada capítulo posto. Até a próxima estação. Boa leitura! Dr. Paulo Sérgio da Silva - Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima ISBN: 978-65-5388-155-6 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-155-6 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | pt_BR |
Título: dc.title | Atenção à saúde, comunicação e educação continuada: competências norteadoras da produção acadêmico-científica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: