
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | HERNÁNDEZ, ADRIANA YÁÑEZ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | AMBRIZ, GERARDO SÁNCHEZ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | AMBRIZ, M. LETICIA SÁNCHEZ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-20T05:29:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-20T05:29:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740780 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El artículo diserta una investigación de tipo mixta con un alcance explicativo, tiene como propósito: explicar la implementación de las Competencias Informacionales como estrategia cognitiva coadyuvante en el desarrollo de investigación en docentes en una Institución de Educación Superior (IES). Sustentado en un diseño de investigación experimental, con un estudio cuasiexperimental y un enfoque triangular (cualitativo y cuantitativo). Para identificar las deficiencias sobre el tópico estudiado, fue realizado un diagnóstico que evalúa el nivel de conocimientos para conocer las competencias en la adquisición de información que les permita generar investigación a través de las TIC y las competencias informacionales. Los resultados obtenidos de la aplicación de las estrategias de cambio a los docentes sujetos a estudio en el pretest posibilito a la comprobación de la hipótesis, la implementación de las estrategias de cambio para la obtención de las competencias informacionales a través la aplicación del instrumento de medición ALFIN, permitió mejorar los conocimientos, habilidades y actitudes en los sujetos a estudio en procesos investigativo. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | pt_BR |
| Título: dc.title | Informational Competencies: Cognitive strategies to promote the development of research in teachers of a Higher Education Institution (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| competencias-informacionales-estrategias-cognitiva.pdf | 689,48 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740780/1/competencias-informacionales-estrategias-cognitiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: