Conflitos Organizacionais: Estudo de Caso no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – HUCAM

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Edher de Souza Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Leonardo Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorGaick, Valcerli Germano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T15:10:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T15:10:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/95/97/284-
identificador: dc.identifier.otherConflitos Organizacionais: Estudo de Caso no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – HUCAMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740720-
Resumo: dc.description.abstractO clima organizacional se bem cultivado pode ser um excelente instrumento de gestão visando o conflito na empresa. Mas se relegado às forças relacionais e às pressões do ambiente, pode gerar consequências danosas às organizações. É neste cenário que esta pesquisa busca esclarecer o seguinte problema de investigação: Quais os principais conflitos existentes em Hospitais Universitários e que meios apresentam maior probabilidade para seu gerenciamento? Assim, definiu-se como objetivo geral levantar e descrever os principais conflitos no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, no segmento administrativo. Por decorrência foram estabelecidos alguns objetivos específicos, quais sejam: levantar, na percepção dos técnicos administrativos, quais os principais focos de conflitos; fazer o mapeamento desses conflitos e suas relações setoriais; identificar técnicas de gestão de conflitos mais apropriadas às situações encontradas; apresentar proposta de intervenção nesse segmento do ambiente hospitalar. O estudo se limitou à área administrativa do hospital (almoxarifado, financeiro, compras e contratos) por se tratar de uma área na qual se inter-relacionam profissionais de diversos segmentos de atuação, o que pode gerar consequências em todo o Hucam. A pesquisa, inicialmente quantitativa, foi complementada com uma análise qualitativa dos dados. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram o questionário, a entrevista livre e a observação. Os dados foram tratados por meio de estatísticas e, posteriormente, de forma qualitativa, auxiliada pelas respostas dos entrevistados e pelas anotações de campo. Ao todo participaram 38 servidores que representam a população alvo. Os resultados estatísticos não geraram resultados claros dos conflitos existentes, em função da variação de respostas de cada setor. A análise qualitativa revelou que apenas dois dos participantes se relacionam de forma harmoniosa com os pares. Os demais 36 servidores apresentaram potencial de conflitos internos ao grupo e intergrupais. Os maiores problemas identificados dizem respeito aos valores, falta de conhecimento do trabalho dos colegas, perfil de personalidade e relacionamentos interpessoais. ISBN: 978-65-5388-057-3 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-057-3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHospital Universitáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConflitos organizacionaispt_BR
Título: dc.titleConflitos Organizacionais: Estudo de Caso no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes – HUCAMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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