GESTÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, SIMONE TEIXEIRA DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorBlanco, Soeli Francisca Mazzini Monte-
Autor(es): dc.contributor.authorHounsell, Marcelo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T12:23:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T12:23:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-21-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00056605_2022_16825424641919_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740705-
Resumo: dc.description.abstractUma Comunidade de Práticas (CoPs) caracteriza-se por um grupo de pessoas com interesse em comum que compartilham conhecimento, vivências e apresentam engajamento entre seus pares. Configura-se também como um desafio para os professores na utilização de recursos tecnológicos, especificamente quando falamos de recursos voltados à educação inclusiva, da dificuldade em manterem-se atualizados no contexto do uso/acesso das tecnologias no ambiente escolar. Apesar das vantagens de criar uma CoPs, esta abordagem não é largamente adotada para formação continuada docente. Conhecer detalhadamente seu funcionamento e seus processos gerenciais pode contribuir para fomentar a criação de CoPs e trazer reflexões quanto a melhorias no seu próprio processo. Então, como facilitar o desenvolvimento e gerenciamento de CoPs como apoio a formação continuada docente aderente à preocupação da educação inclusiva? Para responder a esta questão, fundamentou-se uma proposta em três pilares: a) realização de uma pesquisa na literatura científica sobre as CoPs; b) a inserção e o acompanhamento a uma CoPs, constituída com o foco na Ludificação Digital no Ensino e formada por participantes advindos das mais variadas partes do território brasileiro dada a facilidade dos encontros apresentarem formato on-line. A abordagem das temáticas, a organização e as apresentações são realizadas pelos próprios membros da CoPs ou por convidados; c) pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória e realizada por entrevistas semiestruturadas com especialistas que já criaram CoPs. A análise destes três pilares gerou a proposta de criação e gerenciamento de CoPs baseadas no ciclo PDCA (planejar, desenvolver, checar, agir) dirigida por indicadores (eficiência, eficácia e efetividade) diretamente associados ao conceito de comunidades de práticas (comunidade, prática e domínio). O resultado é um produto educacional que apresenta como criar e gerenciar uma CoPs como uma forma alternativa de formação docente e com preocupações inclusivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleGESTÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons