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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, SIMONE TEIXEIRA DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hounsell, Marcelo da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-19T12:23:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-19T12:23:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00056605_2022_16825424641919_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740705 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma Comunidade de Práticas (CoPs) caracteriza-se por um grupo de pessoas com interesse em comum que compartilham conhecimento, vivências e apresentam engajamento entre seus pares. Configura-se também como um desafio para os professores na utilização de recursos tecnológicos, especificamente quando falamos de recursos voltados à educação inclusiva, da dificuldade em manterem-se atualizados no contexto do uso/acesso das tecnologias no ambiente escolar. Apesar das vantagens de criar uma CoPs, esta abordagem não é largamente adotada para formação continuada docente. Conhecer detalhadamente seu funcionamento e seus processos gerenciais pode contribuir para fomentar a criação de CoPs e trazer reflexões quanto a melhorias no seu próprio processo. Então, como facilitar o desenvolvimento e gerenciamento de CoPs como apoio a formação continuada docente aderente à preocupação da educação inclusiva? Para responder a esta questão, fundamentou-se uma proposta em três pilares: a) realização de uma pesquisa na literatura científica sobre as CoPs; b) a inserção e o acompanhamento a uma CoPs, constituída com o foco na Ludificação Digital no Ensino e formada por participantes advindos das mais variadas partes do território brasileiro dada a facilidade dos encontros apresentarem formato on-line. A abordagem das temáticas, a organização e as apresentações são realizadas pelos próprios membros da CoPs ou por convidados; c) pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória e realizada por entrevistas semiestruturadas com especialistas que já criaram CoPs. A análise destes três pilares gerou a proposta de criação e gerenciamento de CoPs baseadas no ciclo PDCA (planejar, desenvolver, checar, agir) dirigida por indicadores (eficiência, eficácia e efetividade) diretamente associados ao conceito de comunidades de práticas (comunidade, prática e domínio). O resultado é um produto educacional que apresenta como criar e gerenciar uma CoPs como uma forma alternativa de formação docente e com preocupações inclusivas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Título: dc.title | GESTÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Processo_UDESC_00056605_2022_16825424641919_1796.pdf | 12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740705/2/Processo_UDESC_00056605_2022_16825424641919_1796.pdfDownload |
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