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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, MARIO HENRIQUE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vera Márcia Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-19T12:02:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-19T12:02:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00056637_2022_16818493798436_1796-1-103 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740703 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa emanada do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI, constituída na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva, objetivando investigar a prática pedagógica de professores/as para a compreensão, identificação, planejamento e encaminhamento dos/as agentes da educação inclusiva. Utilizamos da abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivos de ordem exploratória e descritiva, com recolha de dados por meio da pesquisa-ação, instrumentando-a através do questionário e diário de campo. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizamos uma formação com os/as professores/as de uma escola pertencente à rede pública estadual, situada no município de Lages no estado de Santa Catarina. Para a revisão de literatura, consultamos a BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), no espaço temporal de 2020 e 2021, sob os descritores: educação inclusiva, formação de professores, prática pedagógica, diversidades. Consideramos como parceiros teóricos, além dos/os autores/as das teses e dissertações analisadas, as contribuições de: Freire e Faundez (2019), Freire (1987, 1996, 2011), Candau e Moreira (2013), Santos (2021), Perrenoud (2002), Sampaio (2017), Tardif (2014), Nóvoa (2009, 2022), Gil (1999, 2022), Chizzotti (2015, 2020), Thiollent (2011), Mantoan (2013), Hooks (2013) e a PCSC (2014). A pesquisa nos revelou que a educação inclusiva para a diversidade acontece na escola, mesmo que de forma discreta ou até não intuitivamente. Porém o estudo precisa prosseguir e se aprofundar mais, ao tempo que a diversidade no contexto escolar, não é um evento ou um tema que inicia e se acaba após uma prática pedagógica que a contemple. O produto educacional oriundo desta pesquisa é um Caderno de Práticas Pedagógicas Inclusivas que foram organizadas e realizadas durante o desenvolvimento da formação continuada como parte da pesquisa-ação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,86MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores/as | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidades | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A DIVERSIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES/AS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA NO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Processo_UDESC_00056637_2022_16818493798436_1796-1-103.pdf | 4,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740703/2/Processo_UDESC_00056637_2022_16818493798436_1796-1-103.pdfDownload |
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