EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A DIVERSIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES/AS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA NO ESTADO DE SANTA CATARINA

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Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, MARIO HENRIQUE-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vera Márcia Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T12:02:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T12:02:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-21-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00056637_2022_16818493798436_1796-1-103pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740703-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa emanada do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI, constituída na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva, objetivando investigar a prática pedagógica de professores/as para a compreensão, identificação, planejamento e encaminhamento dos/as agentes da educação inclusiva. Utilizamos da abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivos de ordem exploratória e descritiva, com recolha de dados por meio da pesquisa-ação, instrumentando-a através do questionário e diário de campo. Para o desenvolvimento da pesquisa-ação realizamos uma formação com os/as professores/as de uma escola pertencente à rede pública estadual, situada no município de Lages no estado de Santa Catarina. Para a revisão de literatura, consultamos a BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), no espaço temporal de 2020 e 2021, sob os descritores: educação inclusiva, formação de professores, prática pedagógica, diversidades. Consideramos como parceiros teóricos, além dos/os autores/as das teses e dissertações analisadas, as contribuições de: Freire e Faundez (2019), Freire (1987, 1996, 2011), Candau e Moreira (2013), Santos (2021), Perrenoud (2002), Sampaio (2017), Tardif (2014), Nóvoa (2009, 2022), Gil (1999, 2022), Chizzotti (2015, 2020), Thiollent (2011), Mantoan (2013), Hooks (2013) e a PCSC (2014). A pesquisa nos revelou que a educação inclusiva para a diversidade acontece na escola, mesmo que de forma discreta ou até não intuitivamente. Porém o estudo precisa prosseguir e se aprofundar mais, ao tempo que a diversidade no contexto escolar, não é um evento ou um tema que inicia e se acaba após uma prática pedagógica que a contemple. O produto educacional oriundo desta pesquisa é um Caderno de Práticas Pedagógicas Inclusivas que foram organizadas e realizadas durante o desenvolvimento da formação continuada como parte da pesquisa-ação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,86MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores/aspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidadespt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A DIVERSIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES/AS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA NO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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