Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SIQUEIRA, MARIELE SALMÓRIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marcon, Karina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goedert, Lidiane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-19T11:53:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-19T11:53:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00057166_2022__1__16825419652411_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740702 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta como objetivo principal investigar os processos de inclusão digital no Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual do município de Anita Garibaldi, Santa Catarina, bem como os seus desdobramentos nos planejamentos pedagógicos e na formação para a cidadania. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso com abordagem do tipo qualitativa e de cunho exploratório. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os docentes do Ensino Médio das Escolas da Rede Estadual do município de Anita Garibaldi. A recolha de dados foi realizada por meio de aplicação de um questionário e pela análise dos planejamentos pedagógicos, com vistas a identificar de que forma as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo apropriadas pelos professores. Como resultados, observouse que o potencial das TDIC só foi percebido pelos docentes com a chegada da pandemia; preparados ou não, eles tiveram de manter as aulas de forma online para os alunos que estavam em isolamento dentro de suas casas. Foi demonstrada a preocupação com a apropriação tecnológica e a familiarização das TDIC para uma melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem. No que se refere à inclusão das TDIC nos planejamentos pedagógicos, menos da metade dos educadores as incluem; assim sendo, em termos de promover inclusão digital dentro do ambiente escolar, o processo está moroso. A partir dos encaminhamentos metodológicos e dos resultados obtidos, foi proposto um produto educacional no formato de um guia de orientações pedagógicas para auxiliar os processos de inclusão das TDIC no planejamento docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,80MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de orientações pedagógicas para a inclusão de tecnologias digitais de informação e comunicação no planejamento docente do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Processo_UDESC_00057166_2022__1__16825419652411_1796.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740702/2/Processo_UDESC_00057166_2022__1__16825419652411_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons