Guia de orientações pedagógicas para a inclusão de tecnologias digitais de informação e comunicação no planejamento docente do ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA, MARIELE SALMÓRIA-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcon, Karina-
Autor(es): dc.contributor.authorGoedert, Lidiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T11:53:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T11:53:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-21-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00057166_2022__1__16825419652411_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740702-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo apresenta como objetivo principal investigar os processos de inclusão digital no Ensino Médio das escolas da Rede Pública Estadual do município de Anita Garibaldi, Santa Catarina, bem como os seus desdobramentos nos planejamentos pedagógicos e na formação para a cidadania. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso com abordagem do tipo qualitativa e de cunho exploratório. Os sujeitos participantes da pesquisa foram os docentes do Ensino Médio das Escolas da Rede Estadual do município de Anita Garibaldi. A recolha de dados foi realizada por meio de aplicação de um questionário e pela análise dos planejamentos pedagógicos, com vistas a identificar de que forma as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo apropriadas pelos professores. Como resultados, observouse que o potencial das TDIC só foi percebido pelos docentes com a chegada da pandemia; preparados ou não, eles tiveram de manter as aulas de forma online para os alunos que estavam em isolamento dentro de suas casas. Foi demonstrada a preocupação com a apropriação tecnológica e a familiarização das TDIC para uma melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem. No que se refere à inclusão das TDIC nos planejamentos pedagógicos, menos da metade dos educadores as incluem; assim sendo, em termos de promover inclusão digital dentro do ambiente escolar, o processo está moroso. A partir dos encaminhamentos metodológicos e dos resultados obtidos, foi proposto um produto educacional no formato de um guia de orientações pedagógicas para auxiliar os processos de inclusão das TDIC no planejamento docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,80MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleGuia de orientações pedagógicas para a inclusão de tecnologias digitais de informação e comunicação no planejamento docente do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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