ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: CÓDIGO QR MEDIANDO O USO DA LIBRAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCHRISTINO, LUCIANE MARTINS-
Autor(es): dc.contributor.authorBöck, Geisa Letícia Kempfer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T11:41:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T11:41:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00057810_2022_16825398553638_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740701-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação inclui-se na Linha de Pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). O objetivo do estudo foi ampliar as estratégias de apoio do AEE aos estudantes Surdos, falantes de Libras, no contexto de sua escolarização e das demais salas de recurso, a partir da interação com o guia de estudo e o uso do QR Code na qualificação de materiais didáticos de aprendizagem, acrescentando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O problema que conduziu a pesquisa se constituiu em: Como as estratégias de comunicação, informação e aprendizado, apoiadas pela Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), podem ser implementadas a favor dos estudantes Surdos, falantes de Libras, para que possam interagir e aprender de forma autônoma? Do problema de pesquisa, derivam as seguintes perguntas de estudo: De que forma a Libras pode ser implementada em materiais didáticos? Como as TDICs podem auxiliar na acessibilidade comunicacional dos estudantes Surdos? O uso das TDICs favorecem na diminuição de barreiras comunicacionais? O QR Code pode oportunizar um aprendizado mais acessível aos estudantes Surdos? Como os professores das salas de recursos podem mediar o conhecimento com estudantes Surdos? A pesquisa se caracteriza como qualitativa e quanto à metodologia, realizou-se uma busca nos aportes teóricos, com as temáticas: “importância de comunicar-se”; “caminho até a Educação Bilíngue (Libras)”; “aspectos da Libras e seus parâmetros”; e “auxílio da TDIC no processo de ensino e aprendizagem em espaço escolar”. Como produto, organizou-se um guia com mediações sobre a educação de Surdos e sugestões de como incluir a Libras em materiais didáticos usando o QR Code. Este trabalho possibilitará aos demais colegas da área educacional, conhecer o caminho percorrido até a conclusão do QR Code e outras informações que possam aprimorar o conhecimento sobre o tema em questão. Para a testagem deste trabalho, organizouse um grupo de colaboradores pertencentes a rede municipal de ensino de Chapecó, sendo professores Surdos e professores ouvintes que atuam em sala de recurso no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O resultado da testagem do produto foi organizada em agrupamentos temáticos, como: informações sobre a educação dos Surdos; TDIC e QR, amenizando barreiras comunicacionais; e Libras como estratégia de aprendizagem. Quanto ao resultado da testagem do guia, a pesquisa indicou que todos consideraram importante as mediações realizadas sobre o contexto de assuntos Surdos; e quanto ao uso do QR Code nos jogos, responderam que facilita o aprendizado do estudante Surdo e valoriza a Língua de Sinais como direito linguístico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLibraspt_BR
Título: dc.titleACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: CÓDIGO QR MEDIANDO O USO DA LIBRAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons