OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA INTERSECCIONAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, VANDA IVANDIR-
Autor(es): dc.contributor.authorBöck, Geisa Letícia Kempfer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T13:25:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T13:25:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00057572_2022_16818516773617_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740694-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado profissional teve, como campo, a educação infantil da rede municipal de São José-SC, com o objetivo de identificar quais as principais dificuldade e/ou facilidades para os docentes da educação infantil, em realizar um planejamento que contemple a experiência da deficiência e as demais características das crianças de cada grupo. A pesquisa contou, como público, de docentes que atuavam em sala de aula com crianças de 0 a 6 anos de idade, grupos de creche e pré-escola. Utilizou-se como estratégias metodológicas uma carta convite com o link de um questionário a ser respondido e, em um segundo momento, uma entrevista por meio da plataforma Teams, momento em que foi abordado sobre a educação especial e inclusiva. O trabalho foi de natureza qualitativa com abordagem descritiva, com o objetivo de identificar quais as principais dificuldades e facilidades para os docentes da educação infantil em realizar um planejamento que contemple a experiência da deficiência e as demais características das demais crianças de cada grupo. Por meio deste estudo, buscou-se identificar as fragilidades encontradas pelo professor no seu planejamento, na implementação de práticas de educação inclusiva de forma interseccional. Identificado as vulnerabilidades foi possível trazer propostas no produto educacional que pudessem traçar caminhos e reflexões para o professor, no momento de pensar o planejamento docente, bem como do fazer docente na educação inclusiva de forma interseccional. Durante o processo de entrevistas identificaram-se fragilidades na formação docente e foi possível repensar formas de qualificar esse processo na rede de ensino de São José. O percurso da pesquisa proporcionou reflexões sobre algumas categorias de análise, sendo elas: Desenho Universal para a Aprendizagem na perspectiva da interseccionalidade; o planejamento e o trabalho colaborativo; formação continuada; e políticas públicas. Com todo esse percurso, foi possível dar conta do objetivo e fazer as devidas reflexões e ações para que cada profissional da educação possa trabalhar para combater as fragilidades e para que o sistema inclusivo se fortaleça. Todo esse trabalho de pesquisa culminou no produto educacional, intitulado de guia: “Os desafios da mediação pedagógica na educação infantil em uma perspectiva de educação inclusiva interseccional”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,90MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterseccionalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectmediação pedagógicapt_BR
Título: dc.titleOS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA INTERSECCIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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