Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FRANCISKI, SONIA MARA DE FÁTIMA DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cléia Demétrio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-19T13:21:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-19T13:21:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Mestrado___Acessibilidade___Sonia_17013706256595_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740693 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A inclusão escolar tem sido um desafio para as escolas de ensino comum. O fato de se garantir o direito à matrícula e à permanência de todos os alunos, não esgota a discussão sobre a inclusão desses sujeitos, ao contrário, apenas dá início às inúmeras questões que carecem de ser discutidas no campo educacional. Esta dissertação é resultado da pesquisa que buscou analisar as práticas pedagógicas inclusivas a partir da acessibilidade curricular na escolarização de estudantes com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de educação de Chapecó/SC. As práticas pedagógicas inclusivas na escolarização de estudantes com deficiência intelectual constituem no objeto desta pesquisa. A problemática da pesquisa consiste em: Como as práticas pedagógicas inclusivas são organizadas a partir da acessibilidade curricular na escolarização de estudantes com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de educação de Chapecó/SC?”. Estabelecemos algumas opções metodológicas a partir das contribuições de Bogdan e Biklen (1994), Gil (1999; 2002), Minayo (2002), Lakatos e Marconi (2003), Prodanov e Freitas (2013) e Bardin (2016) para seguir com a pesquisa numa abordagem qualitativa, a pesquisa aplicada por gerar um produto possível de ser aplicável no contexto escolar, além de se constituir numa pesquisa exploratória e descritiva, conforme os objetivos propostos. Com base nas opções de coleta de dados optamos pelas pesquisas: a) bibliográfica, por permitir o acesso à referenciais teóricos e produções acadêmicas selecionadas nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com o objetivo de verificar o que tem sido produzido sobre a temática deste estudo; b) documental, com a possibilidade de identificar documentos oficiais no âmbito nacional e municipal que regulamentam a educação especial em Chapecó/SC; c) participante, a fim de realizar entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. A opção por este tema de estudo foi motivada pela experiência docente na atuação como professora do atendimento educacional especializado. Os resultados evidenciaram diferentes fatores que carecem ser acatados para que processo de inclusão escolar na instituição se efetive, entre os quais a capacitação e ou a formação continuada mais específicas para estudantes com deficiência intelectual, bem como, a sistematização de ações que de fato viabilizem a construção de um currículo acessível para esses estudantes. Constata se necessário que contemple no Projeto Político Pedagógico da escola a formação de grupos de estudos para a troca de experiências e que seja diligenciado o planejamento colaborativo, assim como, a docência compartilhada. Assim, temos a expectativa de contribuir com a prática pedagógica dos professores que atuam diretamente com estudantes com deficiência intelectual, com a proposição de um guia pedagógico, como produto educacional “Acessibilidade Curricular no Contexto Escolar: As Práticas Pedagógicas Inclusivas – com orientações e sugestões de acessibilidade curricular e orientação sobre a temática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas Inclusivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade Curricular Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização de Estudantes com Deficiência Intelectual | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Pedagógico Acessibilidade Curricular no Contexto Escolar: As Práticas Pedagógicas Inclusivas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons