ACESSIBILIDADE CURRICULAR NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

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Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFRANCISKI, SONIA MARA DE FÁTIMA DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T13:17:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T13:17:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_S_nia_Mara_de_F_tima_da_Silva_Franciski_VF22_10__2__17013706084252_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740692-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão escolar tem sido um desafio para as escolas de ensino comum. O fato de se garantir o direito à matrícula e à permanência de todos os alunos, não esgota a discussão sobre a inclusão desses sujeitos, ao contrário, apenas dá início às inúmeras questões que carecem de ser discutidas no campo educacional. Esta dissertação é resultado da pesquisa que buscou analisar as práticas pedagógicas inclusivas a partir da acessibilidade curricular na escolarização de estudantes com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de educação de Chapecó/SC. As práticas pedagógicas inclusivas na escolarização de estudantes com deficiência intelectual constituem no objeto desta pesquisa. A problemática da pesquisa consiste em: Como as práticas pedagógicas inclusivas são organizadas a partir da acessibilidade curricular na escolarização de estudantes com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de educação de Chapecó/SC?”. Estabelecemos algumas opções metodológicas a partir das contribuições de Bogdan e Biklen (1994), Gil (1999; 2002), Minayo (2002), Lakatos e Marconi (2003), Prodanov e Freitas (2013) e Bardin (2016) para seguir com a pesquisa numa abordagem qualitativa, a pesquisa aplicada por gerar um produto possível de ser aplicável no contexto escolar, além de se constituir numa pesquisa exploratória e descritiva, conforme os objetivos propostos. Com base nas opções de coleta de dados optamos pelas pesquisas: a) bibliográfica, por permitir o acesso à referenciais teóricos e produções acadêmicas selecionadas nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com o objetivo de verificar o que tem sido produzido sobre a temática deste estudo; b) documental, com a possibilidade de identificar documentos oficiais no âmbito nacional e municipal que regulamentam a educação especial em Chapecó/SC; c) participante, a fim de realizar entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. A opção por este tema de estudo foi motivada pela experiência docente na atuação como professora do atendimento educacional especializado. Os resultados evidenciaram diferentes fatores que carecem ser acatados para que processo de inclusão escolar na instituição se efetive, entre os quais a capacitação e ou a formação continuada mais específicas para estudantes com deficiência intelectual, bem como, a sistematização de ações que de fato viabilizem a construção de um currículo acessível para esses estudantes. Constata se necessário que contemple no Projeto Político Pedagógico da escola a formação de grupos de estudos para a troca de experiências e que seja diligenciado o planejamento colaborativo, assim como, a docência compartilhada. Assim, temos a expectativa de contribuir com a prática pedagógica dos professores que atuam diretamente com estudantes com deficiência intelectual, com a proposição de um guia pedagógico, como produto educacional “Acessibilidade Curricular no Contexto Escolar: As Práticas Pedagógicas Inclusivas – com orientações e sugestões de acessibilidade curricular e orientação sobre a temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,25MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicas Inclusivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade Curricular Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização de Estudantes com Deficiência Intelectualpt_BR
Título: dc.titleACESSIBILIDADE CURRICULAR NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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