Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JÚNIOR, OSCAR RAIMUNDO DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sell, Fabíola Sucupira Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-19T12:18:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-19T12:18:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_Roteiro_Cinematogr_fico_17014632068628_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740690 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A temática da educação de sujeitos Surdos perpassa um entendimento que vai além da simples acessibilidade dos materiais. Como falantes de uma língua que utiliza o canal visual para comunicação e interação com o mundo, os materiais em vídeo são uma boa forma de registro e divulgação de cultura e conhecimento. É preponderante que a construção de artefatos embebidos de aspectos da cultura Surda possa ser realizada pelos próprios sujeitos Surdos. Colaborando no acesso qualificado às técnicas para criação de histórias audiovisuais e cinematográficas, esta dissertação objetiva avaliar características e estratégias da visualidade e da cultura Surda que colaborem para a compreensão e construção de roteiros cinematográficos por sujeitos Surdos. Para alcançar este objetivo esta pesquisa de natureza aplicada coletou dados através de um grupo focal realizado com membros da comunidade Surda (professores Surdos e intérpretes de língua de sinais). Com o diálogo foi possível problematizar e elencar elementos necessários para a construção de roteiros cinematográficos respeitando os aspectos da visualidade e cultura Surda. Ao final as conclusões foram aplicadas na construção de um produto educacional contendo modelo detalhado de roteiro cinematográfico respeitando esses aspectos, e contendo também uma sequência didática com proposta de percurso para que, principalmente, estudantes Surdos possam desenvolver um roteiro cinematográfico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiro Cinematográfico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Brasileira de Sinais | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS: Uma Sequência Didática Privilegiando a Visualidade e a Cultura Surda | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_Roteiro_Cinematogr_fico_17014632068628_1796.pdf | 19,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740690/2/PE_Roteiro_Cinematogr_fico_17014632068628_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons