CONSTRUÇÃO DE ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS: Uma Sequência Didática Privilegiando a Visualidade e a Cultura Surda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJÚNIOR, OSCAR RAIMUNDO DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorBlanco, Soeli Francisca Mazzini Monte-
Autor(es): dc.contributor.authorSell, Fabíola Sucupira Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-19T12:18:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-19T12:18:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
identificador: dc.identifier.otherPE_Roteiro_Cinematogr_fico_17014632068628_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740690-
Resumo: dc.description.abstractA temática da educação de sujeitos Surdos perpassa um entendimento que vai além da simples acessibilidade dos materiais. Como falantes de uma língua que utiliza o canal visual para comunicação e interação com o mundo, os materiais em vídeo são uma boa forma de registro e divulgação de cultura e conhecimento. É preponderante que a construção de artefatos embebidos de aspectos da cultura Surda possa ser realizada pelos próprios sujeitos Surdos. Colaborando no acesso qualificado às técnicas para criação de histórias audiovisuais e cinematográficas, esta dissertação objetiva avaliar características e estratégias da visualidade e da cultura Surda que colaborem para a compreensão e construção de roteiros cinematográficos por sujeitos Surdos. Para alcançar este objetivo esta pesquisa de natureza aplicada coletou dados através de um grupo focal realizado com membros da comunidade Surda (professores Surdos e intérpretes de língua de sinais). Com o diálogo foi possível problematizar e elencar elementos necessários para a construção de roteiros cinematográficos respeitando os aspectos da visualidade e cultura Surda. Ao final as conclusões foram aplicadas na construção de um produto educacional contendo modelo detalhado de roteiro cinematográfico respeitando esses aspectos, e contendo também uma sequência didática com proposta de percurso para que, principalmente, estudantes Surdos possam desenvolver um roteiro cinematográfico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro Cinematográficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
Título: dc.titleCONSTRUÇÃO DE ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS: Uma Sequência Didática Privilegiando a Visualidade e a Cultura Surdapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons