Os desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGhelli, Alex Conrado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T22:37:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T22:37:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherOs desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740664-
Resumo: dc.description.abstractNão basta que os indivíduos apenas saibam ler e escrever. Atualmente, os pesquisadores que estudam letramento dão bastante atenção aos usos sociais que se faz da escrita e da leitura na vida prática. O letramento incorporado neste trabalho parte do princípio de que existem múltiplos letramentos, sendo o letramento histórico uma de suas formas específicas de leituras possíveis. Essa leitura histórica do mundo contribui para o desenvolvimento da consciência histórica (construção de identidade e orientação no tempo), assim como para a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento da capacidade de pesquisar e analisar informações. Nessa perspectiva, o presente trabalho reflete sobre as formas com que o letramento histórico contribui para uma melhor aprendizagem histórica, frente ao desafio que é concorrer com informações negacionistas e fake news que adentram as salas de aulas. Esse processo se dá, entre outras formas, por meio do estudo com fontes históricas, que aproximam os alunos da ciência de referência (história), forjando neles características que serão de grande importância dentro e fora do ambiente escolar, como a provisoriedade do conhecimento, o entendimento das diferentes narrativas, a análise da história como processo etc. Para alcançar os objetivos propostos, trabalhamos com autores que analisam o letramento (Kleiman, 1995; Street, 2007), letramento histórico (Lee, 2006; Rocha, 2020), Didática da História (Rüsen, 2010), Narrativa histórica (Ricoeur, 2010), entre outros referencias teóricos que de alguma forma dialogam com esses conceitos, sendo necessários para melhor compreensão da pesquisa. Intencionamos desenvolver atividades nas aulas em que os alunos sejam participantes ativos, de modo que possam contribuir para a produção de conhecimento histórico. Nossa opção foi desenvolver jogos por meio de aulas-oficina. Neste estudo o conhecimento prévio dos discentes é levado em conta como ponto de partida para uma educação significativa, em que o ensino de história parte do tempo presente, contribuindo para construção de uma relação temporal e para que a aprendizagem histórica possa contribuir para a vida dos alunos em seu contexto social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.510 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFontes Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFake Newspt_BR
Título: dc.titleOs desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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