Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ghelli, Alex Conrado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-18T22:37:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-18T22:37:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Os desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Não basta que os indivíduos apenas saibam ler e escrever. Atualmente, os pesquisadores que estudam letramento dão bastante atenção aos usos sociais que se faz da escrita e da leitura na vida prática. O letramento incorporado neste trabalho parte do princípio de que existem múltiplos letramentos, sendo o letramento histórico uma de suas formas específicas de leituras possíveis. Essa leitura histórica do mundo contribui para o desenvolvimento da consciência histórica (construção de identidade e orientação no tempo), assim como para a formação do pensamento crítico e o desenvolvimento da capacidade de pesquisar e analisar informações. Nessa perspectiva, o presente trabalho reflete sobre as formas com que o letramento histórico contribui para uma melhor aprendizagem histórica, frente ao desafio que é concorrer com informações negacionistas e fake news que adentram as salas de aulas. Esse processo se dá, entre outras formas, por meio do estudo com fontes históricas, que aproximam os alunos da ciência de referência (história), forjando neles características que serão de grande importância dentro e fora do ambiente escolar, como a provisoriedade do conhecimento, o entendimento das diferentes narrativas, a análise da história como processo etc. Para alcançar os objetivos propostos, trabalhamos com autores que analisam o letramento (Kleiman, 1995; Street, 2007), letramento histórico (Lee, 2006; Rocha, 2020), Didática da História (Rüsen, 2010), Narrativa histórica (Ricoeur, 2010), entre outros referencias teóricos que de alguma forma dialogam com esses conceitos, sendo necessários para melhor compreensão da pesquisa. Intencionamos desenvolver atividades nas aulas em que os alunos sejam participantes ativos, de modo que possam contribuir para a produção de conhecimento histórico. Nossa opção foi desenvolver jogos por meio de aulas-oficina. Neste estudo o conhecimento prévio dos discentes é levado em conta como ponto de partida para uma educação significativa, em que o ensino de história parte do tempo presente, contribuindo para construção de uma relação temporal e para que a aprendizagem histórica possa contribuir para a vida dos alunos em seu contexto social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.510 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fake News | pt_BR |
Título: dc.title | Os desafios do ensinar história no século XXI e as potencialidades do letramento histórico na formação de estudantes do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALEX CONRADO GHELLI_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 6.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740664/2/ALEX CONRADO GHELLI_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons