Educação e os múltiplos desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sílvio César Lopes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T21:59:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T21:59:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/528/315/1212-
identificador: dc.identifier.otherEducação e os múltiplos desafiospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740660-
Resumo: dc.description.abstractDiversos debates tendem a pensar os sujeitos e os espaços, as relações estabelecidas entre os pares e como os mesmos superam os desafios que surgem no cotidiano. E a sala de aula não seria diferente, uma vez que nas últimas décadas vem despertando certas inquietações quando ao assunto é educação e o sistema educacional. Muitos são os desafios enfrentados por professores, que se acentuam e ganham forma a partir da sala de aula, da prática e do cotidiano da escola. Desafios estes que nos despertam a refletir nossa condição de educador e, ao mesmo tempo, repensar nossa prática. Uma vez que nos deparamos com as mais diversas situações, as quais nos inquietam e nos interpelam a entender e, por conseguinte, refletir e trabalhar as mesmas. Do uso das tecnologias e o acesso às redes sociais, aos conflitos e relações firmados em sala de aula. Passamos por situações as quais extrapolam os espaços e ganham dimensões para além dos muros da escola. Uma vez que mesmo sendo um espaço de relações, por onde perpassa o conhecimento, a escola é o reflexo de tudo aquilo que se vivencia na sociedade. Daí estar atento a esses desafios e buscar superá-los da melhor forma possível. Por isso é preciso atentar para os mesmos e a partir destes buscar entender os sujeitos enquanto ser em ação e formação. Sendo assim, a proposta de nosso livro busca refletir essas situações, as quais acontecem na sala de aula e desembocam na prática do professor. Observando os desafios que surgem ao longo da atuação do professor e da formação do aluno, com propósitos claros, de não só observar os mesmos, mas abrir-se para o entendimento e, ao mesmo tempo, uma possível resolução deste. É preciso que a escola, os professores e suas práticas, sejam reflexões, de buscas e encontros, para que os alunos se sintam acolhidos em seus espaços e entendidos em seus dilemas. Assim, mais que olhar para os problemas, é preciso tê-los como desafios, na perspectiva de uma educação melhor, pautada no compromisso e na superação destas provocações diárias. ISBN: 978-65-5388-116-7 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-116-7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleEducação e os múltiplos desafiospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.