Educação, formação e currículo no Brasil contemporâneo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Dayse Marinho-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sandra Regina Rodrigues dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T21:55:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T21:55:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/529/316/1213-
identificador: dc.identifier.otherEducação, formação e currículo no Brasil contemporâneopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740659-
Resumo: dc.description.abstractA educação é interpretada como uma fonte de conhecimento e desenvolvimento para a sociedade. A imagem que se configura socialmente do valor educativo é que habilita o indivíduo, para perceber os códigos das diferentes linguagens no âmbito social. Nesse sentido, o século XXI traz, em sua constituição, complexas alterações ao nível mundial nas esferas culturais, políticas e econômicas que influenciam a organização da sociedade. Com base nesse cenário, o sistema educacional no Brasil contemporâneo tem sido continuamente marcado por reformas educacionais, tornando necessário o debate sobre educação, formação e currículo enquanto mecanismos vinculados a um sistema social, um contexto histórico-cultural e, portanto, representação de poder, da intencionalidade educacional. O cenário da contemporaneidade marcado por dilemas e crises mediante o avanço da lógica neoliberal impõe desalento à implementação de práticas sociais libertárias com o avanço da agenda conservadora. Nesse panorama, a educação configura mecanismo libertador, seja pela formação ou pelo conhecimento e acesso a serviços e políticas públicas. Pensar o currículo nesse novo contexto representa rever a abordagem do saber, a fim de potencializar a aprendizagem crítica e significativa, contribuindo para a formação cidadã. A obra “EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CURRÍCULO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO” engloba produções realizadas por pesquisadores e profissionais sobre práticas de educação, formação continuada de professores e modalidades organizativas do currículo escolar instituídos no sistema educacional brasileiro. A abordagem se pauta numa perspectiva interdisciplinar, permitindo contemplar a in- terface da Educação com variadas áreas do conhecimento. Assim, contribui para a problematização do contexto educacional contemporâneo no Brasil. ISBN: 978-65-5388-120-4 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-120-4pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleEducação, formação e currículo no Brasil contemporâneopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.