Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Dayse Marinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-18T21:55:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-18T21:55:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/529/316/1213 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação, formação e currículo no Brasil contemporâneo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740659 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação é interpretada como uma fonte de conhecimento e desenvolvimento para a sociedade. A imagem que se configura socialmente do valor educativo é que habilita o indivíduo, para perceber os códigos das diferentes linguagens no âmbito social. Nesse sentido, o século XXI traz, em sua constituição, complexas alterações ao nível mundial nas esferas culturais, políticas e econômicas que influenciam a organização da sociedade. Com base nesse cenário, o sistema educacional no Brasil contemporâneo tem sido continuamente marcado por reformas educacionais, tornando necessário o debate sobre educação, formação e currículo enquanto mecanismos vinculados a um sistema social, um contexto histórico-cultural e, portanto, representação de poder, da intencionalidade educacional. O cenário da contemporaneidade marcado por dilemas e crises mediante o avanço da lógica neoliberal impõe desalento à implementação de práticas sociais libertárias com o avanço da agenda conservadora. Nesse panorama, a educação configura mecanismo libertador, seja pela formação ou pelo conhecimento e acesso a serviços e políticas públicas. Pensar o currículo nesse novo contexto representa rever a abordagem do saber, a fim de potencializar a aprendizagem crítica e significativa, contribuindo para a formação cidadã. A obra “EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E CURRÍCULO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO” engloba produções realizadas por pesquisadores e profissionais sobre práticas de educação, formação continuada de professores e modalidades organizativas do currículo escolar instituídos no sistema educacional brasileiro. A abordagem se pauta numa perspectiva interdisciplinar, permitindo contemplar a in- terface da Educação com variadas áreas do conhecimento. Assim, contribui para a problematização do contexto educacional contemporâneo no Brasil. ISBN: 978-65-5388-120-4 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-120-4 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Educação, formação e currículo no Brasil contemporâneo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: