O ensino e as questões étnico-raciais na educação básica: experiências e diálogos possíveis na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Jakson dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Elizete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T23:28:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T23:28:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/342/280/915-
identificador: dc.identifier.otherO ensino e as questões étnico-raciais na educação básica: experiências e diálogos possíveis na escolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740650-
Resumo: dc.description.abstractO combate ao racismo, as formas de massacre da população negra precisam se fazer presente em todos os espaços. Dessa forma, acreditamos que a escrita e a produção de escritos sobre as questões étnico raciais tornam-se hoje um fator relevante para se estabelecer entre todos os pontos, um lugar de resistência. Pensando por essa ótica, em que a escrita fala da cor, do movimento, fala dos sujeitos e todas as formas nos espaços sociais, acreditamos que criar coletâneas, como essa, é criar mais um espaço para combater o racismo e todas as estruturas que marcam e demarcam o povo negro. Por isso, essa coletânea se torna mais um mecanismo de força e resistência. Combatendo e criando resistência dentro do espaço acadêmico, pois as experiências, compartilhadas, são e serão necessárias, para que outros multiplicadores do movimento de resistência possam estabelecer diálogos raciais, seja no âmbito da sala de aula ou outros em outros espaços em que as questões étnico raciais sejam apontadas como ponto de pauta. Assim, as discussões versadas nessa coletânea reuni experiências que vem sendo desenvolvidas por profissionais da área da educação que apontam caminhos trilhados na problematização das questões étnico-raciais no âmbito da Educação Básica e ensino superior, mostrando experiências, compreensões acerca desse cotidiano escolar principalmente levando em consideração o processo de valorização das identidades. Desse modo, as proposições aqui apresentadas a partir das Ciências Humanas refletem as abordagens das questões relacionadas ao cotidiano escolar, as práticas pedagógicas desenvolvidas a partir das análises e diagnósticos acerca das questões étnico raciais. A força da Lei 10.639/03 vinculada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana tem propiciado um fazer pedagógico mais voltado para as práticas cotidianas, para o diálogo entre os sujeitos aprendentes do processo educacional: educador/a-educando/a. Esse diálogo tem motivado a necessidade de uma reflexão cotidiana pautada nas histórias vividas do ontem e do hoje, assim como a produção de ações práticas que combata toda forma de racismo e exclusão vivenciada pela população negra e excludente desse país. Nesse sentido, presentamos esses ensaios em que abordam desde as questões didático pedagógico experienciadas em salas de aula na educação básica e ensino superior, passando por registros de olhares sobre a cor, a religiosidade, e análise de perfis étnico raciais afirmados fruto das discussões desenvolvidas nas salas de aula. ISBN: 978-65-5388-088-7 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-088-7pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtnico-racialpt_BR
Título: dc.titleO ensino e as questões étnico-raciais na educação básica: experiências e diálogos possíveis na escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.