Os movimentos dos Programas – Projetos e Ações de Extensão da FAED/UDESC 2020-2021

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Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski-
Autor(es): dc.contributor.authorMota Filho, Júlio Cesar Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Julice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T23:25:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T23:25:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/442/296/1089-
identificador: dc.identifier.otherOs movimentos dos Programas – Projetos e Ações de Extensão da FAED/UDESC 2020-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740649-
Resumo: dc.description.abstractO presente e-book tem o intuito de socializar as ações realizadas pelos Programas e Projetos de Extensão do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/FAED nos anos de 2020 e 2021. Constitui-se por contribuições do corpo discente, docente e técnico envolvido com a extensão, estruturadas em artigos e relatos de experiência que descrevem e significam as suas vivências extensionistas cultivadas nos diversos espectros da sociedade. Os Programas e Projetos de Extensão aqui apresentados foram selecionados pelo Edital nº 01/2019 – “Programa de Apoio à Extensão Universitária e Programa de Incentivo à Creditação da Extensão Universitária” – PAEX-PROCEU/UDESC. Nesse Edital, os Programas e Projetos1, coordenados por Professores(as), dispõem de recursos e bolsas de extensão para dar suporte ao desenvolvimento das ações propostas, as quais visam o estabelecimento de uma relação dialógica entre a Universidade e a sociedade, levando em conta a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Agradecemos aos professores e às professoras que aceitaram o nosso convite para contribuir com suas produções neste e-book2. Em vários momentos desta publicação, há escritos sobre a influência da pandemia de Covid-19 na execução dos Programas de Extensão, que impôs novos desafios na elaboração e execução do fazer extensionista. O relato e a reflexão sobre a realização das ações dos Programas no contexto pandêmico contribuem para o reconhecimento e valorização da função social da universidade pública na construção do conhecimento científico, promoção da democracia, defesa dos direitos fundamentais e busca de justiça social. Este e-book inicia-se com o artigo Trajetórias da Extensão Universitária no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC, escrito por Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins e Júlio Cesar Ribeiro Mota Filho. O trabalho apresenta as ações extensionistas realizadas em 2018 e 2019, os projetos de cultura e o percurso dos programas de 1 Foram selecionados 22 Programas, 1 projeto e 1 evento neste Edital. 2 Todos os coordenadores foram convidados para escrever um artigo e publicar neste E-book. OS MOVIMENTOS DOS PROGRAMAS – PROJETOS E AÇÕES DE EXTENSÃO DA FAED/UDESC 2020-2021 10 assistência estudantil no âmbito da FAED/UDESC. Por meio das discussões apresentadas, é possível compreender o papel da Direção de Extensão, Cultura e Comunidade e dos Programas de Extensão no exercer extensionista do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Na sequência, o artigo O Projeto A escola vai ao parque em tempos de pandemia de Covid-19, de Ana Flávia Pereira, Gabriela Maria de Sousa, José Iago Almeida Carneiro e Ana Paula Nunes Chaves, reflete os desafios que a pandemia trouxe para a docência e a Extensão na universidade, apresentando as reformulações pelas quais o Programa “Expedições Geográficas” passou. Especificamente, o trabalho expõe como foi realizado o Projeto “A Escola vai ao Parque” no período de atividades remotas. Por meio virtual, o Projeto realizou uma apresentação e um questionário sobre o Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri e das trilhas do local (Caminho do Saquinho e Caminho Guarani), destacando aspectos morfológicos da paisagem, bem como suas manifestações culturais. O trabalho ainda expõe as dificuldades logísticas que o Programa sofreu para a execução do projeto e a interação com os estudantes durante a sua realização. Em Extensão e formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental: questão em debate, Lourival José Martins Filho e Alba Regina Battisti de Souza apresentam conceitos e aspectos fundamentais dos trabalhos extensionistas realizados pelo Grupo de pesquisa “Didática e Formação Docente – NAPE” por meio do Programa “Olhares”. Os autores destacam a importância da colaboração entre universidade e escola na formação docente continuada, focando no papel da extensão universitária diante da complexidade e dos desafios da profissão de professor de crianças. Como enfatizam os autores, tal profissão necessita lidar com aspectos de comunicação e expressão inerentes à infância, constituída de heterogeneidades culturais, sociais, religiosas e étnicas. O artigo Geodiversidade no território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul – SC/RS, escrito por Jairo Valdati, Maria Carolina Villaça Gomes, Matheus Oliveira Della Nina e Ciro Palo Borges, expõe como as atividades do Programa de Extensão (que leva o mesmo nome do artigo) foram realizadas durante o período de pandemia. Por meio de formato virtual, a ação “Geoconversando com o Geoparque” realizou três encontros para discussão de ques- 11 tões a respeito da gestão do território do Geoparque com a equipe técnica do Consórcio Municipal e da Coordenação do Comitê Educativo e Científico. Também foi relatada a participação de coordenador e bolsistas no 1º Seminário de Pesquisas no território do Geoparque “Caminhos dos Cânions do Sul”, no qual foram apresentadas as pesquisas realizadas pelos integrantes do Programa sobre o território em questão. Por último, os autores apontam a contribuição realizada pelo Programa na criação de materiais para o GeoMuseu, em específico, a confecção de escala de tempo geológico, demonstrando os períodos da história geológica da Terra. Escrito por Cláudia Mortari, Luisa Tombini Wittmann, João Gabriel Santos Pinto, Luiza Silva, Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano, Victor Leonardo da Silveira, Simeia Mello, Helena Fediuk Gohl e Vinicius Pinto Gomes, o artigo Construir e partilhar histórias africanas e indígenas I: biblioteca virtual e Ayacast apresenta o Programa “Olhares, vozes e memórias: saberes africanos e indígenas” e suas ações extensionistas. Partindo de uma abordagem teórica decolonial e pós-colonial, o Programa objetiva combater o racismo e o epistemicídio por meio de três ações: a produção e disponibilização de materiais na Biblioteca Virtual de Estudos Africanos e Indígenas vinculada ao AYA, a organização do evento 2º Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial e a institucionalização do podcast AYACAST. Tais ações colocam em destaque a necessidade da erradicação de uma história única e contribuem para a decolonização do pensamento, ao produzirem e socializarem narrativas interseccionais e epistemológicas não eurocêntricas, para além dos muros da universidade. Realizado por Amanda Cristina Pires, Rita de Cássia Dutra, José Iago Almeida Carneiro, Dirceu Bruno Câniva Sebastião Isac Portela Nunes Ramos da Silva, Luiz Phelipe Flor Pereira, Joana Elaine Matos Simici, Emanuel Henrique Vodzik e Evelyn Lima Gonçalves, o artigo Ações em meio à pandemia de Covid-19 na Comunidade da Servidão dos Lageanos, bairro Serrinha, Florianópolis – SC relata as adaptações e êxitos na execução do Programa “Capacitações para Voluntários de Nupdec’s”. Os autores detalham como foi possível atingir todos os objetivos propostos pelas ações do Programa de Extensão em meio à pandemia de Covid-19, descrevendo as reuniões iniciais para planejamento da interação com os moradores 12 da Comunidade da Servidão dos Lageanos, a aplicação de questionário sobre o risco de desastre e situação socioeconômica da comunidade durante a pandemia, a produção de podcasts e vídeos sobre as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos de Riscos e Desastres – LabRed, bem como, a realização do 1º evento virtual do Laboratório, participação em eventos acadêmicos, oferta de oficinas e curso de capacitação de Nupdec’s. As experiências descritas são bons exemplos de como é possível manter viva a extensão, isto é, executar ações e manter diálogo com a população, mesmo diante das dificuldades de isolamento social impostas pela pandemia. O e-book conta, também, com o artigo de Francisco Canella, Evelyn Lima Gonçalves e Rosane Talayer de Lima, intitulado O Programa de Extensão Novos e Velhos Migrantes: registros de memória na periferia urbana. Nesse trabalho, os autores discorrem sobre as ações do Programa desenvolvidas em conjunto com a população do bairro Monte Cristo e da Ocupação Marielle Franco, por meio das quais foi possível realizar um acervo documental e fotográfico da memória da periferia urbana da Grande Florianópolis. Utilizando a memória como instrumento, essas ações tiveram como objetivo promover a cidadania e a luta por direitos de moradia de novos e antigos moradores da periferia. Cita-se, também, a ação do Programa “Português como Língua de Acolhida”, que, muito embora tenha sido suspenso durante a pandemia de Covid-19 pela impossibilidade de realização de aulas de Português, foi retomado como Programa independente em 2022. Por fim, Construir e partilhar histórias africanas e indígenas II: oficinas didáticas e reflexões epistemológicas foi elaborado coletivamente por Cláudia Mortari, Carol Lima de Carvalho, Luisa Tombini Wittmann, Kally Cassiani Costa Trevisan, Mariane Schmitz de Souza, Marina de Moraes dos Santos, Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano, Victor Leonardo da Silveira e Willian Felipe Martins Costa para apresentar duas ações do Programa de Extensão Histórias Africanas e Indígenas: olhares e práticas na educação. Neste artigo, os autores descrevem os projetos “Narrativas africanas e indígenas e o ensino de história”, voltado para a produção de material didático a partir da perspectiva de aulas-oficinas para a rede de ensino fundamental, e “Histórias africanas e indígenas: epistemologias e 13 saberes em diálogo”, que propunha a publicação de um E-book com produções advindas de intelectuais africanos, afro-diaspóricos e indígenas direcionado a professores/as e estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino e demais interessados/as. Esses e outros projetos do referido programa foram desenvolvidos durante a pandemia de Covid-19, na busca por manter as atividades de extensão da FAED/UDESC. Para concluir, esperamos que os escritos presentes em Os movimentos dos Programas – Projetos e Ações de Extensão da FAED/UDESC – 2020-2021, volume II, inspirem debates e reflexões sobre o diálogo com a comunidade nos anos de pandemia, além da importância do fazer extensionista e de sua articulação com o ensino e a pesquisa na Universidade Pública. Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Júlio Cesar Ribeiro Mota Filho Julice Dias (Organizadores) [1] Foram selecionados 22 Programas, 1 projeto e 1 evento neste Edital. [2] Todos os coordenadores foram convidados para escrever um artigo e publicar neste E-book. ISBN: 978-65-5388-093-1 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-093-1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAções de extensãopt_BR
Título: dc.titleOs movimentos dos Programas – Projetos e Ações de Extensão da FAED/UDESC 2020-2021pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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