O magistério público no meio rural: a trajetória de uma profissão nas décadas de 1980 e 1990

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Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Francisco das Chagas de Loiola-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T21:45:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T21:45:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/759/336/1541-
identificador: dc.identifier.otherO magistério público no meio rural: a trajetória de uma profissão nas décadas de 1980 e 1990pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740636-
Resumo: dc.description.abstractA presente obra é parte integrante da nossa dissertação de mestrado, defendida no ano de 2002, na Universidade Federal do Ceará. Ela procura compreender e analisar as trajetórias da profissão docente, no meio rural cearense, em particular, nas décadas de 1980 e 1990, um período de universalização das oportunidades educacionais para a população com idades entre sete e quatorze, anos cursando o Ensino Fundamental. Neste sentido, analisamos os processos de profissionalização do trabalho docente em curso, naquele período. Assim, constatamos que os percursos através dos quais as docentes construíram a “carreira de professora” no serviço público, foram impactados tanto pela construção de escolas pelo poder público municipal, quanto pela realização de concursos públicos para ingressar ou permanecer no magistério. Além disso, com a criação, em 1996, do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF), que também previa recursos para formação pedagógica docente em grau médio e superior e a disponibilização de verbas para financiar o Plano de Carreira e Remuneração das Professoras, possibilitou, pouco apouco, a introdução de um novo status social e econômico para a docência. Neste contexto, as políticas nacionais de valorização do magistério visaram padronizar um perfil de professor para o País sem observar a desigual distribuição dos serviços educativos nas regiões brasileiras e, sobretudo, entre o meio rural e urbano. Desse modo, construir uma carreira num sistema de ensino que ainda funcionava precariamente na zona rural e tentar atingir aquele perfil de docente requerido, era um desafio em face das reais condições de trabalho que dificultavam o investimento na profissionalização e, consequentemente, a afirmação social do ser professora. ISBN: 978-65-5388-140-2 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-140-2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMagistério públicopt_BR
Título: dc.titleO magistério público no meio rural: a trajetória de uma profissão nas décadas de 1980 e 1990pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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