Escola pública hoje: onde estamos e o que queremos?

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Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorScherer, Susana Schneid-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T21:18:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T21:18:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/652/326/1409-
identificador: dc.identifier.otherEscola pública hoje: onde estamos e o que queremos?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740634-
Resumo: dc.description.abstractA coletânea de trabalhos ora apresentada tem como tema A escola pública hoje: onde estamos e o que queremos? Propõe-se analisar a escola pública, pensando acerca de questões para entender onde estamos, atualmente, no campo escolar e onde queremos, então, chegar. Escola exprime o lócus da relação de ensino e aprendizagem, originada na antiguidade grega e romana, que se tornou fenômeno de expansão em massa na segunda metade do século XIX, de formação individual, social e política, sob a responsabilidade do Estado (LIBÂNEO, 2012). No que tange à escola pública no Brasil, o direito a ela, conforme Saviani (2013), é uma bandeira histórica de luta social. Porém, são vastas, historicamente, as problemáticas a serem consideradas quando se pensa um projeto de educação pública nacional. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), o Brasil encontra-se entre os cinco maiores territórios do globo e o terceiro maior do continente americano, com uma população que em 2010 chegava aos 200 milhões e para 2017 é estimada como a quinta nação mais populosa do mundo. Não obstante, o Brasil conta com 26 unidades estaduais, mais o Distrito Federal, e 5.570 municípios, o que constitui um sistema federado com um número significativo de redes públicas de ensino, com especificidades e realidades próprias. Para se ter uma noção, em termos educacionais, os indicadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (INEP, 2019), evidenciam o espaço privilegiado na formação da imensa maioria da população, em que a escola pública, com 78% das mais de 186.900 escolas no país sendo públicas e comportando 81% das matrículas escolares. Logo, vê-se a importância da escola, sobretudo, a pública enquanto campo, lugar e tempo, de formação humana para e do nosso país, requerendo que pensemos sobre onde e o que temos de escola pública, e sobre o que almejamos e queremos dela. Referências: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Site Institucional. Disponível em: <https://ibge.gov.br/>. Acesso em: 10 nov. 2019. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira. Site oficial. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em: 10 dez. 2019. LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. SAVIANI, Dermeval. Vicissitudes e perspectivas do direito à educação no Brasil: abordagem histórica e situação atual. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 743-760, jul-set. 2013. ISBN: 978-65-5388-126-6 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-126-6pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola públicapt_BR
Título: dc.titleEscola pública hoje: onde estamos e o que queremos?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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