Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Arlindo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Catarina Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Hilda Maria Sprotte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-18T21:13:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-18T21:13:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/697/332/1465 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação e a prática docente: uma interface | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740632 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro foi organizado por capítulos a partir do esforço de professores que atuam na rede pública de ensino e que conseguiram desenvolver trabalhos (dissertações de mestrado) através de artigos aqui compilados. Os temas abarcam diferentes contextos em que esses educadores estão inseridos, e, dessa forma, através da oportunidade de divulgação destes trabalhos, o livro organizado proporciona essa oportunidade ímpar visando que o público em geral, com ênfase nos atores sociais sejam contemplados direta ou indiretamente, ou por pesquisa qualitativa, mista ou quantitativa. Entre os capítulos, há um capítulo que destaca a importância dos comitês de bacias hidrográficas na perspectiva da Educação Ambiental. A transversalidades de temas no enfoque interdisciplinar também se faz presente em alguns artigos. Temas de suma importância, como a gestão escolar, a ludicidade, a avaliação, a educação inclusiva, têm seu mérito neste artigo. Um dos artigos menciona a avaliação do Ministério da Educação nos cursos de ensino superior, demonstrando como se dá esse processo. A questão da leitura e a formação de leitores, a alfabetização, o ensino remoto, um debate sobre a influência da pandemia no processo ensino-aprendizagem e, as tecnologias de informação a serviço do professor, pontuam como destaque através dos múltiplos artigos. A prática docente e suas inserções na pesquisa e na extensão, norteiam vários capítulos, mas, o papel do educador nesse processo, é digno de elogio pela sociedade, primeiramente pela sua dedicação e competência, e, por conseguir transformar uma pesquisa numa dissertação e, posteriormente, num artigo científico. O que está publicado neste livro através da coletânea de artigos, traz no seu bojo o que há de producente no diálogo entre a educação e a prática docente, interface que conecta e faz convergir esses dois caminhos, visando, acima de tudo e um ensino, por excelência, independentemente de onde seja o lócus escolar (periférica, urbana, ribeirinha) um espaço mágico em que os alunos viajam pelo mundo do conhecimento, ressignificando seus saberes culturais e, modelando as concepções de homem, mundo e sociedade. ISBN: 978-65-5388-134-1DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-134-1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | Educação e a prática docente: uma interface | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: