Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Arlindo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-18T03:02:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-18T03:02:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/935/363/1805 | - |
identificador: dc.identifier.other | O educador no contexto escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740608 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro abarca 19 artigos elaborados por professores comprometidos com a qualidade de ensino, reflexivos quanto a prática pedagógica e a necessidade de educar pela pesquisa, procurando uma melhoria para a qualidade de ensino. Os desafios desses professores estão em suas narrativas e envolvimento com os alunos. São artigos com diferentes vieses, na sua essência, contribuem com provocações sobre o real papel do professor. O artigo de minha autoria, por sua vez, consequência da dissertação de mestrado, faz uma análise das feiras de ciências com uma proposta de uma Mostra de Ciência-Tecnologia e Sociedade. Nele, a sociologia educacional de Bernstein está presente de forma didática, contemplando os códigos educacionais de coleção e integração, enquadramento, relações de poder (Foucault). O novo ensino médio, que vem sendo criticado por educadores, também se faz presente em um dos artigos, no qual procurou-se investir no protagonismo juvenil. A sociologia política está em um dos artigos levando o leitor a uma reflexão sobre o neoliberalismo. Em síntese, a heterogeneidade dos temas, contribui para uma visão holística de como a educação é vista de forma integral e multifacetada. Alguns artigos já são o prelúdio das futuras dissertações e teses de doutorado stricto-sensu. Esta coletânea de artigos diverge do modismo superficial pela tentativa de verticalização dos conteúdos e pela abertura universal do horizonte intelectual em que se situa. Recomendo a leitura deste livro, escrito de um “lugar” comum a todos e todas que vislumbram uma educação e ensino para a formação humana. Uma boa leitura! ISBN: 978-65-5388-169-3 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-169-3 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | O educador no contexto escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: