Escola Integral: diálogos, experiências e práticas pedagógicas

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Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Fernando Freitas dos-
Autor(es): dc.contributor.authorBarcelos, Rebeca Cacho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T02:58:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T02:58:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/942/364/1822-
identificador: dc.identifier.otherEscola Integral: diálogos, experiências e práticas pedagógicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740607-
Resumo: dc.description.abstractA obra “Escola Integral: diálogos, experiências e práticas pedagógicas” proporciona uma oportunidade de imersão no universo da educação, especialmente da escola integral. Nela, apresentamos uma coletânea de artigos elaborados por profissionais dedicados da área. A essência deste livro reside nas vozes dos educadores que atuam, já atuaram e/ou pesquisam práticas pedagógicas em escolas integrais, mais especificamente no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Eles compartilham suas vivencias, estudos e abordagens pedagógicas dentro de uma jornada educativa, visando criar um ambiente de aprendizagem significativo e contínuo. Para além das definições convencionais de um livro, esta obra é uma celebração da paixão e do compromisso desses profissionais que se dedicam a construir um ambiente educacional que transcende as fronteiras tradicionais. Cada capítulo traz reflexões profundas, narrativas inspiradoras e estratégias práticas, proporcionando uma visão rica e multifacetada do ensino integral. Ao folhear as páginas, os leitores encontrarão narrativas transformadoras, ideias provocativas e exemplos concretos que ilustram como a educação pode harmonizar as múltiplas abordagens do conhecimento e compreender o indivíduo em sua totalidade. Importante salientar que, embora tenhamos organizado uma sequência de leitura, os capítulos possuem autonomia dentro de uma mesma temática que aborda o estudo e análise de práticas e experiências pedagógicas de escola integral. Isso confere a flexibilidade necessária para que os leitores adentrem os tópicos de acordo com as suas preferências e interesses individuais. O livro foi concebido para proporcionar uma experiência de leitura adaptável, permitindo que cada pessoa explore as distintas perspectivas e abordagens apresentadas de maneira única e personalizada. A obra, em seu primeiro capítulo intitulado “Criação e Execução da Proposta Escola em Tempo Integral Professora Ana Lúcia de Olivera Batista”, escrito pelos atuais gestores Maria Martins de Oliveira e Moacir Pereira Castro, revela a realidade de uma instituição educacional localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nesse contexto inaugural, somos apresentados a uma escola que oferece Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental em regime de tempo integral, proporcionando uma visão profunda e abrangente da abordagem educacional adotada. Esta introdução nos brinda com uma visão cativante do que está por vir, nos convidando a embarcar em uma jornada educacional rica em reflexões e práticas metodológicas de uma escola comprometida com o desenvolvimento integral e com a formação de sujeitos conscientes, criativos e engajados. Sob o título “Acompanhamento Pedagógico em Arte: potencialidade e desafios da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez”, o segundo capítulo deste livro, escrito por Fernando Freitas dos Santos, nos leva ao universo da coordenação pedagógica no campo da Arte, ao explorar a utilização da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez. A análise resulta em reflexões profundas e uma compreensão mais aguçada dos impactos dessa metodologia na formação artística dos estudantes e no panorama educacional em sua totalidade. A metodologia se revela como um veículo potente para envolver os alunos, instigar sua reflexão crítica e criativa, e aprofundar sua compreensão das diversas formas de expressão artística. Ao mesmo tempo, são abordados os desafios inerentes, como a necessidade de adaptação curricular e a contínua assistência aos professores. No terceiro capítulo intitulado “Relações Intempestivas entre Espaço, Alfabetização e Escola de Tempo Integral”, a autora Rebeca Cacho lança um olhar crítico para o ambiente educacional, onde o espaço se apresenta não apenas como um mero cenário, mas como um elemento vivo e ativo no processo de aprendizado. O capítulo nos conduz a uma reflexão profunda sobre como os espaços de aprendizagem precisam ser problematizados dentro do processo de alfabetização. Nas relações intempestivas entre espaço, alfabetização e escola em período integral, somos provocados a perceber o ambiente educacional como um reflexo da realidade social dos alunos, compreendendo o seu impacto no desenvolvimento intelectual e emocional. No quarto capítulo, intitulado “Atividades de Investigação no Ensino de Ecologia: Sequência didática sobre fotossíntese em uma Escola de Tempo Integral”, Ana Caroline Gonçalves dos Santos realiza uma análise minuciosa das atividades desenvolvidas em uma sequência didática fundamentada no Ensino por Investigação. Ao avaliar as atividades implementadas, o estudo revela como os alunos se apropriaram tanto dos aspectos práticas quanto os conceituais da fotossíntese. Isso evidencia que essa abordagem não apenas amplia a compreensão do conceito, mas também dialoga com os princípios que direcionam a estrutura educacional em escolas de tempo integral no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O quinto capítulo, com o título “Diálogos com o personagem de O Pequeno Príncipe no Ensino de Língua Estrangeira”, as autoras Luciene Veiga da Costa Ferreira e Suely Pereira do Nascimento Batalha, apresentam uma abordagem interdisciplinar no ensino de língua inglesa e espanhola por meio da literatura, especificamente a obra “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry. Neste contexto, a abordagem interdisciplinar promove uma integração entre literatura e aprendizado de línguas estrangeiras, enriquecendo a experiência educacional e fornecendo aos estudantes possibilidades para explorar temas humanos profundos por meio de um prisma linguístico-cultural diferenciado. “O circo como Atividade Curricular Complementar de Educação Física em uma Escola de Tempo Integral”, escrito por Leonardo Liziero e Rosimeire da Conceição Pereira França, integra o sexto capítulo do livro e nos leva a uma análise abrangente e envolvente explorando os fundamentos teóricos que sustentam a inserção das atividades circenses no âmbito da Educação Física. O estudo lança um olhar sobre os resultados ao longo de uma década de aplicação dessa atividade curricular complementar na unidade de ensino. Tais resultados apontam para o sucesso alcançado na valorização do circo não apenas como um valioso patrimônio histórico e cultural, mas também como um potente caminho para aprimorar o processo de educação integral das crianças. No sétimo capítulo, intitulado “A Dança no Currículo de Arte: Um Estudo sobre o Mover/Ser em Escola de Tempo Integral”, a autora Kelly Queiroz dos Santos Oliveira nos convida a adentrar no universo da dança, abrindo as portas para um ensino mais crítico e criativo. Com foco direcionado à disciplina de Arte, a dança emerge como uma forma poderosa de promover a conscientização e percepção corporal dos alunos, permitindo-lhes descobrir não apenas o corpo que possuem, mas também o corpo que se expressa por meio do movimento. Nesse cenário, a autora nos apresenta um mergulho nas possibilidades de ensino de dança dentro do contexto da escola integral. No oitavo capítulo, intitulado “Modelagem Matemática e o Ensino de Matemática em Escolas Integrais: Possibilidades e Desafios”, as autoras Claudia Carreira da Rosa, Debora Coelho de Souza e Flaviane Meireles dos Santos Campeiro examinam como a modelagem matemática possibilita a participação ativa do aluno em seu próprio processo de aprendizagem. Ao destacar as potencialidades e desafios dessa abordagem, as autoras exploram como a modelagem matemática se alinha com a visão de uma educação integral, que busca não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar a cidadania crítica e consciente dos alunos, capacitando-os para compreender, questionar e interagir de forma ativa e informada com o mundo ao seu redor. Com o título, “O Estudo das Temáticas da Sexualidade no Contexto Escolar nas Séries Iniciais: Falar ou Calar?”, o nono capítulo deste livro, de autoria de Eliane Maria da Silva Anunciação, nos desafia a adentrar no delicado território da sexualidade na educação. A autora nos provoca a refletir sobre esse tema crucial, explorando a tênue linha que separa o ato de falar e o de calar. Ela compartilha um relato de experiência pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo de 2019, destacando a importância de abordar essa temática de forma estruturada e sensível, respeitando a faixa etária dos estudantes. Ao oferecer uma abordagem atenta às complexidades do assunto, o capítulo nos conduz a considerar como o diálogo e a informação podem ser importantes aliados na promoção da educação integral e do desenvolvimento psicossocial das crianças. O estudo “Entre Dobras e Tradições: A Prática do Origami pelo viés do Estudo do Folclore e da Cultura Popular”, integra o décimo capítulo do livro e é fruto da colaboração entre Fernando Freitas dos Santos e Jhonatan Silva de Oliveira. No cerne desta análise, explora-se o potencial pedagógico do origami nas aulas de Arte, incorporando o estudo do folclore e da cultura popular como o seu alicerce. Por meio da descrição e investigação de uma prática pedagógica desenvolvida no primeiro semestre de 2023, com crianças dos anos iniciais, os resultados obtidos evidenciam a eficácia dessa abordagem artística em engajar os alunos enriquecendo sua compreensão das raízes culturais e incentivando um profundo envolvimento com o folclore e a cultura popular. Dessa forma, somos provocados a perceber o origami como ponte entra a tradição e a criatividade, enriquecendo a jornada educacional dos estudantes e conectando-os de maneira significativa com a riqueza de sua herança cultural. No instigante capítulo intitulado “Os Jogos Matemáticas como Facilitadores na Concretização da Aprendizagem Matemática – Vivência de um Laboratório de Aprendizagem Matemática”, a autora Hellen Fernandes Gondim nos guia por um rico processo onde o ensino se transforma em um terreno fértil de desafios matemáticos. Por meio de uma perspicaz investigação e relato de experiência de práticas realizadas em uma escola integral, a autora revela os bastidores de um ambiente que celebra a matemática como uma aventura, estimulando a participação ativa dos estudantes e promovendo uma aprendizagem imersiva e significativa. Ao percorrer as páginas deste estudo, somos guiados por uma narrativa que ressalta não apenas a importância dos jogos matemáticos como facilitadores do conhecimento, mas também a vitalidade de percorrer uma abordagem educacional que convida os alunos a explorarem, questionarem e se envolverem em seu próprio processo de aprendizagem. O décimo segundo capítulo, intitulado “Esportes de Invasão a partir da Metodologia da Problematização”, de autoria de Diesi Souza Ventura, nos brinda com um breve panorama histórico acerca das inovações na Educação Física dentro do contexto escolar. Por meio de um relato de experiência, o autor nos leva a um importante diálogo com os esportes de invasão, explorados junto a alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo propõe um olhar para a intersecção entre Educação Física, Esporte de Invasão e a Metodologia da Problematização, destacando como esses elementos se entrelaçam para enriquecer a vivência dos estudantes e promover uma abordagem dinâmica e participativa no ambiente escolar. O último capítulo intitulado “A importância da Psicopedagoga no Ambiente Escolar: Relato de Experiência em uma Escola Integral”, de autoria de Deise Aparecida Mader, revela os bastidores do atendimento psicopedagógico, destacando sua relevância no processo de desenvolvimento das crianças. Este relato de experiência lança luz sobre um período pós- pandêmico, quando dificuldades de aprendizagem intelectual, emocional e social se agravaram consideravelmente. A autora compartilha suas observações e experiências pessoais, oferecendo uma compreensão única sobre o papel crítico que a psicopedagogia desempenha no processo de aprendizagem dos estudantes. Por fim, esperamos que as vozes dos autores ressoem por meio destas páginas, provocando os leitores a refletirem profundamente sobre a educação, especialmente sobre as práticas pedagógicas em escolas integrais. Este livro, longe de ser uma conclusão definitiva, se assemelha mais a uma pontuação suspensiva e, assim como as reticências, busca abrir espaços para novos diálogos e discussões, com o intuito de inspirar e contribuir de maneira significativa para o campo da educação. ISBN 978-65-5388-170-9 doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-170-9pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Título: dc.titleEscola Integral: diálogos, experiências e práticas pedagógicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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