Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Severino, Adriano Caldas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Leida Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-18T02:19:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-18T02:19:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/539/320/1225 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estudos sobre Letras: Linguagem e Ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740599 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com grande satisfação que apresentamos a obra «Estudos sobre Letras: Linguagem e Ensino», um livro que busca explorar diversas temáticas relacionadas ao campo da Letras, e à importância do ensino da linguagem em suas múltiplas formas. Oferecemos uma perspectiva ampla e diversificada sobre a relação entre a linguagem, a literatura e o ensino. Ao longo de seus capítulos, esta obra reúne uma coletânea de estudos, e reflexões de um grupo de formandos, da primeira turma da pós-graduação Lato Sensu em Letras: Linguagem e Ensino, de 2018, da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir, da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus Altamira - PA. O livro se inicia com o capítulo “A estrutura sócio-retórica do gênero textual boletim de ocorrência sobre crimes de feminicídio em Altamira - PA”, no qual o leitor é convidado a refletir sobre a importância do gênero textual do boletim de ocorrência no contexto social e suas implicações para o enfrentamento do feminicídio. Em seguida, adentramos ao capítulo “A iconicidade a serviço da leitura: o meme como estratégia didático - pedagógico”, no qual é discutido como os memes podem ser utilizados como ferramentas eficazes para estimular a leitura, e o aprendizado, especialmente no contexto educacional. No terceiro capítulo, intitulado “Didática do ensino superior: reflexões a partir da prática pedagógica do docente universitário”, são apresentadas reflexões e experiências práticas de professores universitários sobre a didática no ensino superior, trazendo insights valiosos para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nesse nível de educação. Em “Nos caminhos das águas: Mia Couto e Benedicto Monteiro, Leitores de Guimarães Rosa”, mergulhamos no universo literário desses dois renomados autores e exploramos suas percepções e diálogos com a obra de Guimarães Rosa, oferecendo um panorama rico e profundo sobre a influência da literatura na construção do conhecimento e na formação do indivíduo. O capítulo seguinte, “O ensino da literatura do Xingu nas escolas públicas de Altamira”, traz à tona a importância de valorizar a cultu- ra e a literatura local no processo educacional, abordando a experiência do ensino da literatura do Xingu em escolas públicas de Altamira. Em “Percepção de docentes sobre alfabetização e letramento do aluno com síndrome de down”, é realizada uma reflexão sobre o desafio de alfabetizar e letrar alunos com síndrome de Down, buscando compreender as percepções dos docentes e oferecendo subsídios para aprimorar a prática pedagógica inclusiva. O capítulo “Poesias sobre Belo Monte: Diálogos sobre literatura e ensino de Língua Portuguesa” traz uma rica análise sobre a relação entre a literatura e o ensino de língua portuguesa, utilizando como ponto de partida as poesias inspiradas na realidade de Belo Monte, estimulando um diálogo entre a arte e o ensino. Através do prisma das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e seu impacto no ensino, o oitavo capítulo, intitulado “TICs e Ensino: Um olhar sobre a realidade educacional em Altamira - Pará”, propõe uma análise profunda da realidade educacional local, destacando as oportunidades e desafios trazidos pelas novas tecnologias no contexto da sala de aula. No capítulo, intitulado “Um estudo acerca do ensino de literatura na BNCC: avanços e recuos no uso desse conhecimento como instrumento humanizador de respeito às minorias”, investiga a presença e a abordagem da literatura na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio de uma análise crítica, são examinados os avanços e recuos no uso desse conhecimento como ferramenta humanizadora, especialmente no que diz respeito ao respeito às minorias, promovendo assim uma discussão importante sobre a inclusão e a representatividade na educação. No décimo capítulo, “Uma abordagem sobre a variação da língua e o preconceito linguístico no ensino da língua materna”, o livro mergulha na questão da variação linguística e do preconceito linguístico presentes no ensino da língua materna. Através de uma análise crítica, são exploradas as formas como as diferentes variedades linguísticas são tratadas no contexto educacional, destacando a importância de uma abordagem inclusiva que valorize e respeite a diversidade linguística. Por fim, no décimo primeiro capítulo, “Vozes femininas: a marginalizada escritora Carolina Maria de Jesus”, o livro lança luz sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, uma escritora marginalizada cujo legado ganha destaque no cenário literário. Ao explorar sua trajetória, suas obras e o contexto social em que ela viveu, o capítulo oferece uma análise crítica das barreiras enfrentadas por mulheres escritoras e a importância de amplificar suas vozes no cânone literário. Com uma abordagem interdisciplinar e embasada em pesquisas e teorias relevantes, este livro se destina a acadêmicos, professores, estudantes e todos aqueles interessados em Letras, Linguagem e Ensino. Buscamos contribuir para a reflexão sobre os desafios enfrentados no campo educacional, promovendo uma educação inclusiva, diversificada e humanizadora. Que esta obra seja uma fonte de inspiração e de debates frutíferos. ISBN: 978-65-5388-118-1 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-118-1 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Estudos sobre Letras: Linguagem e Ensino | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: