A educação para acessibilidade e inclusão nas escolas públicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Francisco das Chagas de Loiola-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Kyeves Siqueira-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Wellygton Roberto Braz de-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Elvis Viana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T09:49:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T09:49:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/778/347/1568-
identificador: dc.identifier.otherA educação para acessibilidade e inclusão nas escolas públicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740595-
Resumo: dc.description.abstractNão é de hoje que a comunidade de educandos com alguma deficiência (Art. 59 da LDB/96) vem enfrentando diversos desafios para conquistar seus direitos. Dentre esses desafios, a inclusão e acessibilidade é uns dos assuntos em pauta nos dias atuais, especialmente com a pandemia da Covid-19. Nesse sentido as políticas públicas de inclusão e de acessibilidade tem ganhado uma dimensão exponencial nos últimos anos, dada a importância da educação denominada especial para essa parcela da nossa população. Assim, no primeiro capítulo, abordaremos a educação dos surdos no Brasil e suas reivindicações para ter direto a uma escola inclusiva ou bilíngue. Já no segundo capítulo, teceremos uma reflexão sobre o aumento significativo no conhecimento e na compreensão da síndrome de Down, bem como as estratégias educacionais e intervenções disponíveis para promover o desenvolvimento intelectual e a aprendizagem de alunos com essa condição. Em seguida, no terceiro capítulo, procuraremos averiguar os processos cognitivos envolvendo pessoas com autismo, notadamente a capacidade de pensar, aprender, memorizar, raciocinar e solucionar problemas. Aqui, o grande desafio é, principalmente, a qualificação de professores para lidar com o transtorno do espectro autista. No quarto e último capítulo, desenvolveremos uma reflexão sobre as diferentes condições visuais de pessoas que não possui a capacidade de enxergar ou tem uma visão muito limitada que não permite a percepção visual. ISBN: 978-65-5388-146-4 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-146-4pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolas públicaspt_BR
Título: dc.titleA educação para acessibilidade e inclusão nas escolas públicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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