Saberes teórico-práticos produzidos entre universidade e educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins Junior, Luiz-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Francyane Fagundes-
Autor(es): dc.contributor.authorBorba, Yara Castro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T09:40:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T09:40:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/817/353/1611-
identificador: dc.identifier.otherSaberes teórico-práticos produzidos entre universidade e educação básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740593-
Resumo: dc.description.abstractO livro Saberes teórico-práticos produzidos entre Universidade e Educação Básica, organizado por Luiz Martins Junior, Francyane Fagundes Cardoso e Yara Castro de Borba constitui-se numa belíssima coletânea de artigos científicos e relatos de experiências vividas nas escolas de educação básica, cuja articulação teórica e metodológica é realizada de forma clara e consistente. Além disso, esta obra é resultado de um trabalho coletivo, constituído de pesquisas acadêmicas tendo como foco apreender saberes práticos e teóricos na interface entre a Universidade e a Educação Básica. Para investigar e refletir sobre a referida interface, observa-se que os autores levam em conta a complexidade da realidade, que é permeada por aspectos sociais, econômicos e culturais. As motivações percebidas na leitura dos textos trazem lembranças dos ensinamentos da Professora Marli Eliza Dalmazo de André, pesquisadora da área da Educação, defensora incansável dos professores e cujo desejo era de contribuir para que a escola brasileira pudesse oferecer uma educação de qualidade. Ela chamava a atenção ao fato de que a pesquisa educacional deve ter critérios científicos claros, para que se possa investigar práticas que se configuram no cotidiano das escolas, e assim, a partir desses dados, se possa (re)pensar sobre os processos educativos e de formação docente. A proposta desse livro reitera a relevância das práticas educativas para a formação humana dos estudantes em espaços escolares. Os autores, em suas pesquisas, buscam articular a realidade com a produção de conhecimento científico, que se entendidas numa perspectiva crítica, ao mesmo tempo em que reproduzem e contemplam possibilidades de criação de algo novo. Isso ocorre porque as realidades e práticas escolares investigadas são compostas por sujeitos históricos, que as vivenciam e as constituem num movimento contínuo, construindo crenças, valores e desenvolvendo maneiras de ser e agir. Nesse sentido, corrobora-se o pensamento de Libâneo (2013, p. 16)1 de que a prática educativa é “um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades”. Além de pesquisas bibliográficas, o livro está repleto de experiências e vivências práticas, oriundas de pesquisas de mestrado e de iniciação científica no âmbito de diversos grupos de pesquisa. Essa diversidade de temáticas, cuja leitura é instigante, se constitui num rico material para subsidiar a formação de professores, além de material para fomentar novas investigações. As pesquisas apresentadas nos mostram que a escola é um lugar de sensibilidade, de diálogo e de transformação, revelam também que é necessário pensar numa outra racionalidade para que a escola se torne significativa para todos os estudantes. Diante das reflexões oriundas das pesquisas empreendidas e da desigualdade social e educacional de nossa sociedade, vale ressaltar o pensamento de Apple (2017)2 , que menciona a necessidade de uma educação que incorpore normas de igualdade afetiva, pautada na racionalidade do amor, do cuidado e da solidariedade. Diante disso, nós pesquisadores precisamos considerar que um dos maiores desafios que hoje se coloca às escolas, independentemente do contexto em que se situam, é o de conseguir educar para o desenvolvimento de princípios éticos e estéticos, sobretudo diante de movimentos globais e locais que colocam em risco os princípios democráticos, atravessada por uma série de preconceitos religiosos e políticos. Eis o grande desafio que se coloca para as práticas educativas. Sinta-se convidado para fazer a leitura dessa obra! Jane Mery Richter Voigt (texto do prefácio do livro). ISBN: 978-65-5388-156-3 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-156-3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Título: dc.titleSaberes teórico-práticos produzidos entre universidade e educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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