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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins Junior, Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Francyane Fagundes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Borba, Yara Castro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-18T09:40:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-18T09:40:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/817/353/1611 | - |
identificador: dc.identifier.other | Saberes teórico-práticos produzidos entre universidade e educação básica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740593 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro Saberes teórico-práticos produzidos entre Universidade e Educação Básica, organizado por Luiz Martins Junior, Francyane Fagundes Cardoso e Yara Castro de Borba constitui-se numa belíssima coletânea de artigos científicos e relatos de experiências vividas nas escolas de educação básica, cuja articulação teórica e metodológica é realizada de forma clara e consistente. Além disso, esta obra é resultado de um trabalho coletivo, constituído de pesquisas acadêmicas tendo como foco apreender saberes práticos e teóricos na interface entre a Universidade e a Educação Básica. Para investigar e refletir sobre a referida interface, observa-se que os autores levam em conta a complexidade da realidade, que é permeada por aspectos sociais, econômicos e culturais. As motivações percebidas na leitura dos textos trazem lembranças dos ensinamentos da Professora Marli Eliza Dalmazo de André, pesquisadora da área da Educação, defensora incansável dos professores e cujo desejo era de contribuir para que a escola brasileira pudesse oferecer uma educação de qualidade. Ela chamava a atenção ao fato de que a pesquisa educacional deve ter critérios científicos claros, para que se possa investigar práticas que se configuram no cotidiano das escolas, e assim, a partir desses dados, se possa (re)pensar sobre os processos educativos e de formação docente. A proposta desse livro reitera a relevância das práticas educativas para a formação humana dos estudantes em espaços escolares. Os autores, em suas pesquisas, buscam articular a realidade com a produção de conhecimento científico, que se entendidas numa perspectiva crítica, ao mesmo tempo em que reproduzem e contemplam possibilidades de criação de algo novo. Isso ocorre porque as realidades e práticas escolares investigadas são compostas por sujeitos históricos, que as vivenciam e as constituem num movimento contínuo, construindo crenças, valores e desenvolvendo maneiras de ser e agir. Nesse sentido, corrobora-se o pensamento de Libâneo (2013, p. 16)1 de que a prática educativa é “um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades”. Além de pesquisas bibliográficas, o livro está repleto de experiências e vivências práticas, oriundas de pesquisas de mestrado e de iniciação científica no âmbito de diversos grupos de pesquisa. Essa diversidade de temáticas, cuja leitura é instigante, se constitui num rico material para subsidiar a formação de professores, além de material para fomentar novas investigações. As pesquisas apresentadas nos mostram que a escola é um lugar de sensibilidade, de diálogo e de transformação, revelam também que é necessário pensar numa outra racionalidade para que a escola se torne significativa para todos os estudantes. Diante das reflexões oriundas das pesquisas empreendidas e da desigualdade social e educacional de nossa sociedade, vale ressaltar o pensamento de Apple (2017)2 , que menciona a necessidade de uma educação que incorpore normas de igualdade afetiva, pautada na racionalidade do amor, do cuidado e da solidariedade. Diante disso, nós pesquisadores precisamos considerar que um dos maiores desafios que hoje se coloca às escolas, independentemente do contexto em que se situam, é o de conseguir educar para o desenvolvimento de princípios éticos e estéticos, sobretudo diante de movimentos globais e locais que colocam em risco os princípios democráticos, atravessada por uma série de preconceitos religiosos e políticos. Eis o grande desafio que se coloca para as práticas educativas. Sinta-se convidado para fazer a leitura dessa obra! Jane Mery Richter Voigt (texto do prefácio do livro). ISBN: 978-65-5388-156-3 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-156-3 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | Saberes teórico-práticos produzidos entre universidade e educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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