Educação: apoiando práticas pedagógicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMontenegro, Rúbia Kátia Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Francisco Albertino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-18T00:03:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-18T00:03:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/1024/369/1986-
identificador: dc.identifier.otherEducação: apoiando práticas pedagógicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740581-
Resumo: dc.description.abstractSempre uma honra poder organizar livros e publicá-los na Editora Inovar! Apresentar o livro EDUCAÇÃO: APOIANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS é mais uma atitude de aprendentes, sempre com a postura de quem indica a obra para avalizá-la ao público a quem se destina. O que nos propomos, a seguir, é um passeio pelas observações da mente, impressões dos sentidos e sensações da emoção que acumulamos no mergulho que fizemos nestas páginas a que deveremos voltar para muitas abluções e imersões, como quem volta a uma cachoeira para desfrutar de todas as suas quedas. A primeira sensação é a superação do discurso comum e de certezas fáceis, trata-se de uma busca, de uma construção coletiva de um projeto social de conhecimento. Certos conceitos, antes aprisionados nas cadeias de definições fechadas, passam a ser repensados como categorias abertas e dinâmicas de um pensamento novo e complexo, projetando-se para o futuro e não se prendendo às polêmicas do passado, onde era tão mais difícil expor nossos estudos através de obras como esta! Percebemos que esta produção como profundamente vinculada a uma prática acadêmica do processo de construção coletiva do conhecimento. Tem-se a impressão de que a sala de aula, revaloriza-se como um laboratório, lugar de labor, de interações produtivas de um novo conhecimento e de um novo saber. Cada capítulo tem sua vinculação a alguma prática acadêmica de produção. É como se os autores procurassem destacar o cotidiano, o vivido e vivenciado no chão das suas práticas de educação e de ensino, mas tudo isto refletido e elaborado crítica e criteriosamente. Como toda obra coletiva, também esta precisa ser lida tendo-se em consideração a riqueza específica de cada contribuição, na diversidade que apresenta. Neste sentido se recupera a dúvida fundamental que abre sempre a mente ao questionamento e à investigação. Liberta-se o pensamento, inclusive, das amarras dos comprometimentos partidários. Na visita à biblioteca ou à livraria, mede-se a diferença de nossa vivência intelectual, entre os anos cinquenta e os anos 2000. Naqueles tempos, voltava-se muitas vezes às mesmas prateleiras e encontravam-se quase os mesmos títulos. Hoje, porém, a cada vez que se torna, o fluxo dos dados, das informações e dos conhecimentos já passou. Isto deixa no homem uma profunda sensação de limite, numa consciência de humildade pela incapacidade de controlar ou dominar o universo do conhecimento que só se constrói pela ação solidária da humanidade, através das sucessivas gerações. Assim, no presente e-book temos uma leitura sobre Economia circular, temática relevante para a atualidade, e também esta publicação incentiva novos autores a colocar seus escritos ao acesso de leitores ávidos por novos temas e títulos diversos. Encerramos com a frase de Emília Ferreiro “a escrita é importante na escola porque é importante fora dela e não o contrário”, que nos diz sobre essa produção acadêmica não ficar escondida em nossos arquivos, e sim, procurar chances de colocá-las à luz das publicações! ISBN 978-65-5388-173-0 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-173-0pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Título: dc.titleEducação: apoiando práticas pedagógicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.