Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Francisco Albertino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-18T00:03:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-18T00:03:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/1024/369/1986 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação: apoiando práticas pedagógicas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740581 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sempre uma honra poder organizar livros e publicá-los na Editora Inovar! Apresentar o livro EDUCAÇÃO: APOIANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS é mais uma atitude de aprendentes, sempre com a postura de quem indica a obra para avalizá-la ao público a quem se destina. O que nos propomos, a seguir, é um passeio pelas observações da mente, impressões dos sentidos e sensações da emoção que acumulamos no mergulho que fizemos nestas páginas a que deveremos voltar para muitas abluções e imersões, como quem volta a uma cachoeira para desfrutar de todas as suas quedas. A primeira sensação é a superação do discurso comum e de certezas fáceis, trata-se de uma busca, de uma construção coletiva de um projeto social de conhecimento. Certos conceitos, antes aprisionados nas cadeias de definições fechadas, passam a ser repensados como categorias abertas e dinâmicas de um pensamento novo e complexo, projetando-se para o futuro e não se prendendo às polêmicas do passado, onde era tão mais difícil expor nossos estudos através de obras como esta! Percebemos que esta produção como profundamente vinculada a uma prática acadêmica do processo de construção coletiva do conhecimento. Tem-se a impressão de que a sala de aula, revaloriza-se como um laboratório, lugar de labor, de interações produtivas de um novo conhecimento e de um novo saber. Cada capítulo tem sua vinculação a alguma prática acadêmica de produção. É como se os autores procurassem destacar o cotidiano, o vivido e vivenciado no chão das suas práticas de educação e de ensino, mas tudo isto refletido e elaborado crítica e criteriosamente. Como toda obra coletiva, também esta precisa ser lida tendo-se em consideração a riqueza específica de cada contribuição, na diversidade que apresenta. Neste sentido se recupera a dúvida fundamental que abre sempre a mente ao questionamento e à investigação. Liberta-se o pensamento, inclusive, das amarras dos comprometimentos partidários. Na visita à biblioteca ou à livraria, mede-se a diferença de nossa vivência intelectual, entre os anos cinquenta e os anos 2000. Naqueles tempos, voltava-se muitas vezes às mesmas prateleiras e encontravam-se quase os mesmos títulos. Hoje, porém, a cada vez que se torna, o fluxo dos dados, das informações e dos conhecimentos já passou. Isto deixa no homem uma profunda sensação de limite, numa consciência de humildade pela incapacidade de controlar ou dominar o universo do conhecimento que só se constrói pela ação solidária da humanidade, através das sucessivas gerações. Assim, no presente e-book temos uma leitura sobre Economia circular, temática relevante para a atualidade, e também esta publicação incentiva novos autores a colocar seus escritos ao acesso de leitores ávidos por novos temas e títulos diversos. Encerramos com a frase de Emília Ferreiro “a escrita é importante na escola porque é importante fora dela e não o contrário”, que nos diz sobre essa produção acadêmica não ficar escondida em nossos arquivos, e sim, procurar chances de colocá-las à luz das publicações! ISBN 978-65-5388-173-0 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-173-0 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
Título: dc.title | Educação: apoiando práticas pedagógicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: