Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Sheila Elke Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Porto, Niara Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-17T23:56:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-17T23:56:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/360/282/950 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740580 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta obra se propõe a divulgar as produções dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, produzidas durante as disciplinas de Prática Curricular para o Ensino de Biologia Celular e Bioquímica e de Prática Curricular para o Ensino de Botânica. Todos os roteiros práticos aqui descritos foram construídos em grupo, apresentados em sala de aula, discutidos os objetivos e as metodologias propostas. Os roteiros de aulas práticas em laboratório foram, na sua maioria, reproduzidos nos Laboratórios de Microbiologia e Saúde e de Microscopia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – CCENT, Campus I. A proposta do livro, como um produto da disciplina, foi concebida no primeiro dia de aula com o propósito de gerar uma produção científica que pudesse auxiliar professores de biologia com roteiros de aulas práticas acessíveis, adequados à realidade das escolas e viáveis para a execução em laboratórios e em sala de aula. Portanto, este é um projeto editorial simples, mas relevante, no sentido em que cumpre uma importante etapa do saber acadêmico – a divulgação da produção científica. Em cada capítulo, temos os nomes dos autores, acadêmicos que pesquisaram, testaram, verificaram a concordância com os conteúdos programáticos do ensino médio e propuseram roteiros para facilitar a compreensão da teoria estudada. Foram apresentadas práticas que vão desde o conhecimento das estruturas das células, cortes histológicos e técnicas de coloração para melhor visualização dessas estruturas celulares. Acompanha, também, esta produção, propostas de atividades lúdicas, como jogos didáticos, cujo objetivo é tornar o aprendizado divertido e interativo. Desejamos ao leitor e à leitora momentos de reflexões sobre a importância de se buscar alternativas para o ensinar ciências, e que o ensinar e o brincar favoreçam o aprendizado e gerem memórias duradouras do que foi aprendido. ISBN: 978-65-5388-090-0 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-090-0 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | biologia celular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | bioquímica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | botânica | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: