Práticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Sheila Elke Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorPorto, Niara Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-17T23:56:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-17T23:56:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/view/360/282/950-
identificador: dc.identifier.otherPráticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740580-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra se propõe a divulgar as produções dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, produzidas durante as disciplinas de Prática Curricular para o Ensino de Biologia Celular e Bioquímica e de Prática Curricular para o Ensino de Botânica. Todos os roteiros práticos aqui descritos foram construídos em grupo, apresentados em sala de aula, discutidos os objetivos e as metodologias propostas. Os roteiros de aulas práticas em laboratório foram, na sua maioria, reproduzidos nos Laboratórios de Microbiologia e Saúde e de Microscopia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – CCENT, Campus I. A proposta do livro, como um produto da disciplina, foi concebida no primeiro dia de aula com o propósito de gerar uma produção científica que pudesse auxiliar professores de biologia com roteiros de aulas práticas acessíveis, adequados à realidade das escolas e viáveis para a execução em laboratórios e em sala de aula. Portanto, este é um projeto editorial simples, mas relevante, no sentido em que cumpre uma importante etapa do saber acadêmico – a divulgação da produção científica. Em cada capítulo, temos os nomes dos autores, acadêmicos que pesquisaram, testaram, verificaram a concordância com os conteúdos programáticos do ensino médio e propuseram roteiros para facilitar a compreensão da teoria estudada. Foram apresentadas práticas que vão desde o conhecimento das estruturas das células, cortes histológicos e técnicas de coloração para melhor visualização dessas estruturas celulares. Acompanha, também, esta produção, propostas de atividades lúdicas, como jogos didáticos, cujo objetivo é tornar o aprendizado divertido e interativo. Desejamos ao leitor e à leitora momentos de reflexões sobre a importância de se buscar alternativas para o ensinar ciências, e que o ensinar e o brincar favoreçam o aprendizado e gerem memórias duradouras do que foi aprendido. ISBN: 978-65-5388-090-0 DOI: doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-090-0pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências biológicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbiologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbiologia celularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbioquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbotânicapt_BR
Título: dc.titlePráticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.