Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANDY JÚNIOR, Antenor; VALER, Salete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-15T13:04:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-15T13:04:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dicas para um uso digital consciente e seguro para as famílias | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740515 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na atualidade, as tecnologias digitais têm reverberado cada vez mais nas experiências humanas, influenciando as práticas sociais nas mais diferentes esferas. Inserido nesse panorama, este folheto digital, Dicas para um uso digital consciente e seguro, é um produto gerado como parte da dissertação intitulada Percepções acerca das relações psicossociais constituídas em meio às tecnologias digitais: um estudo de caso no ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, Campus IFSC-Xanxerê, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A pesquisa de cunho qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso fez uso dos instrumentos questionário e entrevista para a organização dos dados. Os resultados da pesquisa apontaram que os responsáveis precisam chamar a atenção dos filhos para conseguirem conversar ou interagir com eles. Além disso, observa-se momentos onde os estudantes queixam-se que o uso recreativo que os responsáveis fazem das tecnologias, repercute na atenção dada aos filhos. Identifica-se momentos onde todos os membros familiares estão reunidos, porém cada qual utilizando o seu aparelho celular. Os dados da pesquisa revelam, também, que os responsáveis não possuem o hábito e o costume de acompanhar o uso que os estudantes realizam das tecnologias digitais e também não existem regras pré-estabelecidas com eles sobre o uso das tecnologias. Identificou-se que uma parte dos responsáveis não realizam orientações e percebe- se que a falta de conhecimentos sobre as tecnologias digitais torna-se um entrave para orientar e acompanhar mais o uso que os filhos fazem das tecnologias. Com base nesses resultados, este folheto digital tem por objetivo chamar a atenção dos responsáveis sobre alguns riscos existentes no universo digital aos quais seus filhos estão expostos, dicas para auxiliar os responsáveis no diálogo com seus familiares e sugestões de ferramentas digitais que podem auxiliar na mediação do uso que as crianças e adolescentes fazem e realizam das tecnologias que permitem acompanhar o tempo de permanência no aparelho celular bem como restringir o acesso a conteúdos que podem vir a ser indesejados para a faixa etária. Assim, pretende-se que este produto educacional contribua, especialmente, com os responsáveis, no sentido de perceberem os riscos existentes no universo digital e passem a acompanhar e orientar seus filhos para que realizem um uso consciente e seguro das tecnologias digitais. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,62 MB (3.804.018 bytes) | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT. Ensino Médio Integrado. Relações psicossociais. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Folheto educativo. | - |
Título: dc.title | Dicas para um uso digital consciente e seguro para as famílias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso - Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons