BOAS PRÁTICAS: A inclusão e a permanência do estudante com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorConceição, Antônio Marcos Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Veruska Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-14T19:52:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-14T19:52:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
identificador: dc.identifier.otherBOAS PRÁTICAS a inclusao e a permanencia do estudante com deficiencia na educacao profissional e tecnologicapt_BR
identificador: dc.identifier.otherBOAS PRÁTICAS a inclusao e a permanencia do estudante com deficiencia na educacao profissional e tecnologica.mp3pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740501-
Resumo: dc.description.abstractA construção deste produto educacional considerou os dados coletados durante a pesquisa de cunho etnográfico com tema cheguei e quero permanecer cheguei e quero permanecer: um estudo de caso sobre a permanência do estudante com deficiência nos cursos técnicos do Instituto Federal de Brasília - campus samambaia os documentos orientadores da inclusão do Instituto Federal de Brasília (IFB), bem como, os resultados obtidos e as contribuições dos participantes nas entrevistas e grupos focais realizados e aplicação e avaliação. Assim, parte do trabalho reflete algumas das inquietações acerca dos processos educativos, práticas pedagógicas e recursos curriculares mobilizados, ainda em paralelo com a Educação Inclusiva. Este material busca contribuir para novas práticas e para a melhoria dos processos de inclusão no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT). Ele não pretende trazer respostas prontas ou simplesmente categorizar as ações desenvolvidas para inclusão, não se trata de um manual, passo a passo ou receita, muito menos de um guia que o leva práticas inclusivas. O Produto Educacional está direcionado aos profissionais da EPT e aos demais profissionais da Educação. Não se trata de orientações pedagógicas para aplicar diretamente em suas classes. O Produto serve para pensar e repensar a práxis pedagógica a partir da inclusão da pessoa com deficiência. A intenção aqui é intensificar e fortalecer o debate contra a exclusão em suas diversas formas e favorecer o cumprimento dos direitos e da elaboração de uma práxis fomentadora que vise a permanência e o bem-estar do estudante com deficiência. Esperamos que este material possa auxiliá-los e que fomente a discussão sobre os aspectos básicos da inclusão para um ambiente em que todos os estudantes, sem exceção, possam ingressar, aprender, participar e, acima de tudo, ter êxito em sua formação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP3pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConhecerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcolherpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIncluirpt_BR
Título: dc.titleBOAS PRÁTICAS: A inclusão e a permanência do estudante com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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