Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Conceição, Antônio Marcos Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Veruska Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-14T19:52:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-14T19:52:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | BOAS PRÁTICAS a inclusao e a permanencia do estudante com deficiencia na educacao profissional e tecnologica | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | BOAS PRÁTICAS a inclusao e a permanencia do estudante com deficiencia na educacao profissional e tecnologica.mp3 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740501 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A construção deste produto educacional considerou os dados coletados durante a pesquisa de cunho etnográfico com tema cheguei e quero permanecer cheguei e quero permanecer: um estudo de caso sobre a permanência do estudante com deficiência nos cursos técnicos do Instituto Federal de Brasília - campus samambaia os documentos orientadores da inclusão do Instituto Federal de Brasília (IFB), bem como, os resultados obtidos e as contribuições dos participantes nas entrevistas e grupos focais realizados e aplicação e avaliação. Assim, parte do trabalho reflete algumas das inquietações acerca dos processos educativos, práticas pedagógicas e recursos curriculares mobilizados, ainda em paralelo com a Educação Inclusiva. Este material busca contribuir para novas práticas e para a melhoria dos processos de inclusão no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT). Ele não pretende trazer respostas prontas ou simplesmente categorizar as ações desenvolvidas para inclusão, não se trata de um manual, passo a passo ou receita, muito menos de um guia que o leva práticas inclusivas. O Produto Educacional está direcionado aos profissionais da EPT e aos demais profissionais da Educação. Não se trata de orientações pedagógicas para aplicar diretamente em suas classes. O Produto serve para pensar e repensar a práxis pedagógica a partir da inclusão da pessoa com deficiência. A intenção aqui é intensificar e fortalecer o debate contra a exclusão em suas diversas formas e favorecer o cumprimento dos direitos e da elaboração de uma práxis fomentadora que vise a permanência e o bem-estar do estudante com deficiência. Esperamos que este material possa auxiliá-los e que fomente a discussão sobre os aspectos básicos da inclusão para um ambiente em que todos os estudantes, sem exceção, possam ingressar, aprender, participar e, acima de tudo, ter êxito em sua formação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP3 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecer | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acolher | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Incluir | pt_BR |
Título: dc.title | BOAS PRÁTICAS: A inclusão e a permanência do estudante com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons