Um olhar crítico reflexivo sobre as relações psicossociais dos estudantes da EPT constituídas em meio às tecnologias digitais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorSANDY Jr, Antenor-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-15T12:44:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-15T12:44:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-15-
identificador: dc.identifier.otherUm olhar crítico reflexivo sobre as relações psicossociais dos estudantes da EPT constituídas em meio às tecnologias digitais-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740493-
Resumo: dc.description.abstractNa atualidade, as tecnologias digitais têm reverberado cada vez mais nas experiências humanas, influenciando as práticas sociais nas mais diferentes esferas. Inserido nesse panorama, esta cartilha digital, Um olhar crítico reflexivo sobre as relações psicossociais dos estudantes da EPT constituídas em meio às tecnologias digitais, é um produto gerado como parte da dissertação intitulada Percepções acerca das relações psicossociais constituídas em meio às tecnologias digitais: um estudo de caso no ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, Campus IFSC-Xanxerê, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A pesquisa de cunho qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso fez uso dos instrumentos questionário e entrevista para a organização dos dados. Os resultados da pesquisa apontaram que a inclusão pelos docentes de muitas formas de uso das tecnologias digitais favorece o aprendizado ao mesmo tempo em que implica em um uso didático-pedagógico realizado pelos estudantes. Percebe-se que esse uso direcionado e contextualizado contribui para um uso das tecnologias com uma intencionalidade de reflexão e domínio de elementos tecnológicos que envolvem a produção de conhecimentos e aquisição de novos saberes. Porém, os dados revelam que os docentes, de modo geral, discutem superficialmente sobre os riscos e cuidados no uso das tecnologias, apenas conversam sobre o uso do aparelho celular em sala e para que os estudantes tenham cuidado e moderação na sua utilização nesses espaços. Com base nesses resultados esta cartilha tem por objetivo apresentar aos profissionais da educação, sugestões de materiais e discussões teóricas que possam contribuir com as práticas pedagógicas no sentido da conscientização dos estudantes acerca das contradições que envolvem o uso das tecnologias. Entende-se que, dentro da atual sociedade organizada pelo capitalismo das plataformas que organiza a vida e a forma de trabalho, a educação de estudantes-trabalhadores, como processo inclusivo, deve ser mediada por artefatos tecnológicos digitais, mas que essa prática seja também problematizadora. Em uma perspectiva crítica e reflexiva, deve promover o debate necessário sobre o fenômeno das tecnologias digitais e as implicações para as suas relações psicossociais, não só como estudantes, mas também familiar e profissional. Nessa compreensão, pretende-se que este produto educacional contribui, especialmente, com os profissionais da educação no sentido de as práticas pedagógicas incorporarem discussões sobre as tecnologias digitais, buscando desvelar de forma crítica e reflexiva os valores intrínsecos que perpassam esses artefatos tecnológicos que modulam a forma de ser e existir e, com a conscientização das contradições históricas, sejam pensadas possibilidades de intervenções e caminhos menos nocivos às relações psicossociais dos diferentes grupos sociais.-
Tamanho: dc.format.extent4,48 MB (4.703.658 bytes)-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfEPT. Ensino Médio Integrado. Relações psicossociais. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).-
Título: dc.titleUm olhar crítico reflexivo sobre as relações psicossociais dos estudantes da EPT constituídas em meio às tecnologias digitais-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Curso - Dissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons