AFINAL, O QUE SÃO ESSES TAIS DIREITOS HUMANOS?

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRITO, Gabrielle Amâncio Bertolli Venâncio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-14T12:48:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-14T12:48:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
identificador: dc.identifier.otherAFINAL, O QUE SÃO ESSES TAIS DIREITOS HUMANOS?pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740479-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional consiste em um projeto de ensino destinado ao Ensino Médio sobre os direitos humanos, a ser desenvolvido pelos professores de Sociologia ou de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ele é resultado da pesquisa-ação realizada durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, cujo produto final é a dissertação intitulada "[Des]construção e [res]significação dos direitos humanos: um estudo com vivências de ensino-aprendizagem e análises sociológicas". A proposta é por meio do projeto de ensino desconstruir o conceito estereotipado dos direitos humanos, muitas vezes associado ao privilégio de criminosos, e ressignificá-lo por meio de seis aulas. O projeto é dividido em duas partes: uma voltada ao docente, com os objetivos da aula, procedimentos metodológicos e sugestões de aprofundamento, e outra destinada ao material do aluno, que inclui atividades a serem realizadas em sala de aula. O desenvolvimento do projeto de ensino seguiu as diretrizes dos documentos normalizadores do currículo, sendo baseado na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018) e no Documento Curricular para Goiás (GOIÁS, 2020). O embasamento teórico para a educação em direitos humanos foi fundamentado nas obras de Candau (2007), Candau e Sacavino (2013) e Boaventura Santos (2009). As seis aulas abordam a história dos direitos humanos, o conceito dos direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, além de estimular o aluno a perceber-se como um sujeito de direitos, refletindo se esses direitos estão sendo negados e/ou violados. A coleta de dados foi realizada na 2ª Série do Ensino Médio de um Centro de Ensino de Período Integral da Rede Estadual do Estado de Goiás, na cidade de Goiânia, por meio de observação participante e reflexões do diário de campo. Ao final de cada aula, tanto a docente quanto os alunos avaliaram as atividades realizadas. A intervenção pedagógica foi conduzida ao longo de 12 horas/aula, pois os alunos realizaram todas as atividades na escola, sem a necessidade de levar nada para concluir em casa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent582 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleAFINAL, O QUE SÃO ESSES TAIS DIREITOS HUMANOS?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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