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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Enilson Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-14T12:41:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-14T12:41:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | AGIR COMUNICATIVO Introduzindo Aspectos Didático Pedagógicos na Relação Comunicativa entre Docentes e Discentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740478 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional é formado a partir do entendimento sobre a pedagogia do agir comunicativo, que é um campo em desenvolvimento teórico, e com parâmetros epistemológicos, visando o esclarecimento racional dos fundamentos, metodologias e caminhos da intersubjetividade. A partir dos diálogos em classe, verifica-se a necessidade de mecanismos estratégicos que se comunicam com as inteligências dos alunos do ensino regular. Devido os conteúdos, serem de processamento para uma compreensão racional, o estudo da ação comunicativa de Habermas, auxilia em conduzir as possibilidades mais eficazes para o uso didático da fala em relação aos conteúdos mais elementares das ciências em geral. Nesse estudo, ao racionalizar os acordos comunicativos, constituindo estruturas que evidenciam caminhos para a veracidade, é perceptível a importância de organizar a fala coletiva entre docentes e discentes. Na ordem comunicativa, os estudantes precisam mais do que absorver conteúdos, mas devem agir e reagir diretamente com o conhecimento proposto: descobrindo, contribuindo e constituindo a trajetória em prol dos resultados. Assim, modelos habermesianos serão adaptados como forma de orientações técnicas, partindo das análises dos professores que contribuíram com essa pesquisa, assim como contrapondo com os estratagemas erísticos investigados na filosofia de Schopenhauer. O uso da fala de forma apropriada, aliado às teorias didáticas e conduzidas segundo os modelos habermesianos, é a base para uma tentativa de fundamentar uma pedagogia da ação comunicativa. Afinal, esse trabalho terá como finalização um produto educacional que oriente, em forma de E-book, modelos pedagógicos de ações comunicativas e idealidades racionalizáveis para conduzir tanto a fala como o pensamento sobre a comunicação em sala de aula. Evitando aspectos erísticos que podem nublar, negativizar ou distorcer os fatos, as intenções e validade das ideias. Esse estudo abarca teorias da ação comunicativa, servindo de orientação a docentes que pretendem agregar novas perspectivas em suas ações didáticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 288 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Razão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Erística | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Verdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
Título: dc.title | AGIR COMUNICATIVO Introduzindo Aspectos Didático Pedagógicos na Relação Comunicativa entre Docentes e Discentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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