
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Enilson Macedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-14T12:41:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-14T12:41:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | AGIR COMUNICATIVO Introduzindo Aspectos Didático Pedagógicos na Relação Comunicativa entre Docentes e Discentes | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740478 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional é formado a partir do entendimento sobre a pedagogia do agir comunicativo, que é um campo em desenvolvimento teórico, e com parâmetros epistemológicos, visando o esclarecimento racional dos fundamentos, metodologias e caminhos da intersubjetividade. A partir dos diálogos em classe, verifica-se a necessidade de mecanismos estratégicos que se comunicam com as inteligências dos alunos do ensino regular. Devido os conteúdos, serem de processamento para uma compreensão racional, o estudo da ação comunicativa de Habermas, auxilia em conduzir as possibilidades mais eficazes para o uso didático da fala em relação aos conteúdos mais elementares das ciências em geral. Nesse estudo, ao racionalizar os acordos comunicativos, constituindo estruturas que evidenciam caminhos para a veracidade, é perceptível a importância de organizar a fala coletiva entre docentes e discentes. Na ordem comunicativa, os estudantes precisam mais do que absorver conteúdos, mas devem agir e reagir diretamente com o conhecimento proposto: descobrindo, contribuindo e constituindo a trajetória em prol dos resultados. Assim, modelos habermesianos serão adaptados como forma de orientações técnicas, partindo das análises dos professores que contribuíram com essa pesquisa, assim como contrapondo com os estratagemas erísticos investigados na filosofia de Schopenhauer. O uso da fala de forma apropriada, aliado às teorias didáticas e conduzidas segundo os modelos habermesianos, é a base para uma tentativa de fundamentar uma pedagogia da ação comunicativa. Afinal, esse trabalho terá como finalização um produto educacional que oriente, em forma de E-book, modelos pedagógicos de ações comunicativas e idealidades racionalizáveis para conduzir tanto a fala como o pensamento sobre a comunicação em sala de aula. Evitando aspectos erísticos que podem nublar, negativizar ou distorcer os fatos, as intenções e validade das ideias. Esse estudo abarca teorias da ação comunicativa, servindo de orientação a docentes que pretendem agregar novas perspectivas em suas ações didáticas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 288 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Razão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Erística | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Verdade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| Título: dc.title | AGIR COMUNICATIVO Introduzindo Aspectos Didático Pedagógicos na Relação Comunicativa entre Docentes e Discentes | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons