Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arco Editores | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Duque, Rita de Cássia Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alexandre, Jânio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, |Adelene de Souza Marttem | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gontijo, Fabrícia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, Lívia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabeleira, Marciele Dias Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Poliana Kassia Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Taynan Alécio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Alcemir Horácio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Deivid Alex | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-13T19:59:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-13T19:59:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | A pedagogia visual associada as tecnologias | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata dos aspectos da pedagogia visual associada as tecnologias e sua eficácia nas ações pedagógicas justificam-se pela importância da pesquisa, ca-racterísticas da pedagogia visual associada as tecnologias e sua eficácia nas ações pedagógicas. Assim, é possível notar que a pedagogia visual não é caracterizada como uma metodologia para ser utilizada com a comunidade surda. Diante dessas discussões é inevitável não refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas para aquisição das habilidades desses estudantes. O intuito desse estudo é que os alunos e professores surdos e ouvintes, intérpretes, possam se apropriar de novas leituras, so- bre como a pedagogia visual e as tecnologias podem facilitar a maneira de aprender e ensinar. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender o que as ações pedagógicas da pedagogia visual associada as tecnologias podem beneficiar na prática pedagógica a fim de favorecer a comunidade surda. Materiais e Métodos: Foi realizada uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES, Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDS) e nas bases de dados internacionais as consultadas foram elas: Periódicos Scopus, Web Of Science em junho de 2022. A busca permitiu a identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: A partir, da análise dos dados foi possível verificar que 50% dos artigos falaram sobre a pedagogia visual, tecnologias, os conceitos, as aprendizagens, os dilemas, os currículos, a inclusão, segregação e exclusão da comunidade surda no âmbito escolar. Bem como, 40% dos autores que contribuíram nesse estudo relataram a importância do uso dos aplicativos diante do ensino, que podem ser utilizados como ferramentas educacionais para facilitar a aprendizagem, relações sociais entre os jogadores, além de se tornar uma aprendizagem significativa para muitos alunos. E a minoria dos artigos selecionados relatam a carência de práticas reais que possam possibilitar possibilidades de construção de conhecimentos, continuando com as atividades tradicionais. Conclusão: Portanto, foi possível concluir que para autores foi possível utilizar a pedagogia visual com eficácia, incluir a tecnologia, no entanto, outros apontam que existe caminho árduo caminho a seguir em prol da Pedagogia Visual, ao caminho de uma educação bilíngue de fato e da cidadania plena às pessoas surdas. Ademais, para alunos ouvintes pensar na Pedagogia Visual no âmbito escolar, é exigir uma pedagogia que inclui, beneficia, e não apenas os sujeitos surdos, mas a todos envolvidos no processo educativo. Assim, podendo envolver os intérpretes, professores surdos ou não, e sim os demais alunos da sala regular, que possa haver a utilização do alfabeto de sinais, Libras, e interação com os colegas de sala, tornando realmente uma aula participativa e significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos surdos; Dificuldades; Metodologias ativas; Tecnologias assistivas. | pt_BR |
Título: dc.title | A pedagogia visual associada as tecnologias | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A PEDAGOGIA VISUAL ASSOCIADA AS TECNOLOGIAS - VERSÃO 5.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740459/2/A PEDAGOGIA VISUAL ASSOCIADA AS TECNOLOGIAS - VERSÃO 5.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons