A pedagogia visual associada as tecnologias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArco Editorespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDuque, Rita de Cássia Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorAlexandre, Jânio-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, |Adelene de Souza Marttem-
Autor(es): dc.contributor.authorGontijo, Fabrícia-
Autor(es): dc.contributor.authorPacheco, Lívia-
Autor(es): dc.contributor.authorCabeleira, Marciele Dias Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Poliana Kassia Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Taynan Alécio-
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Alcemir Horácio-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Deivid Alex-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-13T19:59:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-13T19:59:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-12-
identificador: dc.identifier.otherA pedagogia visual associada as tecnologiaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740459-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata dos aspectos da pedagogia visual associada as tecnologias e sua eficácia nas ações pedagógicas justificam-se pela importância da pesquisa, ca-racterísticas da pedagogia visual associada as tecnologias e sua eficácia nas ações pedagógicas. Assim, é possível notar que a pedagogia visual não é caracterizada como uma metodologia para ser utilizada com a comunidade surda. Diante dessas discussões é inevitável não refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas para aquisição das habilidades desses estudantes. O intuito desse estudo é que os alunos e professores surdos e ouvintes, intérpretes, possam se apropriar de novas leituras, so- bre como a pedagogia visual e as tecnologias podem facilitar a maneira de aprender e ensinar. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender o que as ações pedagógicas da pedagogia visual associada as tecnologias podem beneficiar na prática pedagógica a fim de favorecer a comunidade surda. Materiais e Métodos: Foi realizada uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES, Google Acadêmico, Scielo, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDS) e nas bases de dados internacionais as consultadas foram elas: Periódicos Scopus, Web Of Science em junho de 2022. A busca permitiu a identificação de quatro artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: A partir, da análise dos dados foi possível verificar que 50% dos artigos falaram sobre a pedagogia visual, tecnologias, os conceitos, as aprendizagens, os dilemas, os currículos, a inclusão, segregação e exclusão da comunidade surda no âmbito escolar. Bem como, 40% dos autores que contribuíram nesse estudo relataram a importância do uso dos aplicativos diante do ensino, que podem ser utilizados como ferramentas educacionais para facilitar a aprendizagem, relações sociais entre os jogadores, além de se tornar uma aprendizagem significativa para muitos alunos. E a minoria dos artigos selecionados relatam a carência de práticas reais que possam possibilitar possibilidades de construção de conhecimentos, continuando com as atividades tradicionais. Conclusão: Portanto, foi possível concluir que para autores foi possível utilizar a pedagogia visual com eficácia, incluir a tecnologia, no entanto, outros apontam que existe caminho árduo caminho a seguir em prol da Pedagogia Visual, ao caminho de uma educação bilíngue de fato e da cidadania plena às pessoas surdas. Ademais, para alunos ouvintes pensar na Pedagogia Visual no âmbito escolar, é exigir uma pedagogia que inclui, beneficia, e não apenas os sujeitos surdos, mas a todos envolvidos no processo educativo. Assim, podendo envolver os intérpretes, professores surdos ou não, e sim os demais alunos da sala regular, que possa haver a utilização do alfabeto de sinais, Libras, e interação com os colegas de sala, tornando realmente uma aula participativa e significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlunos surdos; Dificuldades; Metodologias ativas; Tecnologias assistivas.pt_BR
Título: dc.titleA pedagogia visual associada as tecnologiaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons