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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LESINA, LILIAN POLETO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Solange Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-12T13:20:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-12T13:20:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00056660_2022__1__16825433982712_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740416 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As políticas públicas relacionadas à Educação Especial e Inclusão Escolar têm impulsionado os direitos das pessoas com deficiência à inclusão no ensino comum desde os anos 1990, mas ainda há muitas práticas segregadoras nas escolas. Diante disso, é preciso refletir sobre esse contexto para qualificar a educação para todos. Para tanto, com esta pesquisa se objetiva analisar, no contexto da Educação Infantil, como a atuação da gestão escolar interfere junto ao coletivo na qualificação das práticas educacionais e processos formativos dos professores, voltados para Inclusão escolar. Do ponto de vista teórico, se apoiou nos Estudos sobre Deficiência na Educação e na segunda geração do Modelo Social da Deficiência, tanto para as discussões teóricas, quanto para a análise dos dados obtidos na pesquisa. Utilizouse de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A primeira etapa da pesquisa foi de análise documental, na qual trabalhamos com os Projetos Políticos Pedagógicos de três Núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e entrevistas semiestruturadas. A segunda etapa contou com uma análise qualitativa sobre informações coletadas por meio de entrevista semiestruturada com quinze profissionais entre professores, diretores e supervisores escolares vinculados aos três referidos Núcleos de Educação Infantil. Foi utilizado a análise de conteúdo temática/categorial para resultados obtidos por meio dos documentos e das entrevistas semiestruturadas. As categorias/temáticas foram elencadas a posteriori a partir dos instrumentos e coleta de informações para realização das análises. O estudo permite afirmar que a equipe gestora é vista como um dos pilares de sustentação das unidades educativas e há uma grande expectativa do coletivo em relação à atuação dessas equipes no que concerne à formação continuada no ambiente de trabalho. Apesar de todo o esforço das equipes gestoras para fomentar as discussões entre os pares e formações em serviço relacionadas à inclusão de crianças com deficiência, os professores alegam ter pouco espaço para discussão nos ambientes escolares. Em relação aos Projetos Político Pedagógicos há consenso sobre a importância do documento para a qualificação das práticas pedagógicas, mas também há consenso sobre a precarização dos tempos e espaços para que ele seja discutido coletivamente. Assim, este trabalho visa contribuir para a construção de práticas educativas anticapacitistas na Educação Infantil que estejam em conformidade com a perspectiva de Educação Inclusiva. Como produto Pág. 09 de 126 - Documento assinado digitalmente. Para conferência, acesse o site https://portal.sgpe.sea.sc.gov.br/portal-externo e informe o processo UDESC 00056660/2022 e o código P53Y8GV7. 10 educacional final, resultado desse estudo, foi elaborado um material informativo intitulado “Práticas Inclusivas e Anticapacitistas no contexto da Educação Infantil”, o qual pretende contribuir para práticas inclusivas e anticapacitistas no contexto da Educação Infantil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,84 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gestão escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estudos da deficiência | pt_BR |
Título: dc.title | A EQUIPE GESTORA FRENTE AO COLETIVO ESCOLAR NA CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVERBERAÇÕES NAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
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Processo_UDESC_00056660_2022__1__16825433982712_1796.pdf | 7,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740416/2/Processo_UDESC_00056660_2022__1__16825433982712_1796.pdfDownload |
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