
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | ESPÍNDOLA, KATIA BOMFIGLIO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Soeli Francisca Mazzini Monte | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Böck, Geisa Letícia Kempfer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-12T12:59:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-12T12:59:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 28_junho_23_produto_educacional_katia_17012839120993_1796 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740414 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A inclusão educacional de estudantes com deficiência é um desafio para o sistema educacional brasileiro. Uma das questões que dificultam o acesso à aprendizagem e à construção de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade humana é a ausência de formação docente continuada. Esta pesquisa propôs o desenvolvimento de um curso de formação sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Modelo Social da Deficiência (MSD) para docentes de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Porto Alegre/RS. O objetivo do estudo foi conhecer e analisar as contribuições do DUA e do MSD para o entendimento sobre a deficiência, a educação inclusiva e o planejamento pedagógico para a diversidade. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Intervenção Pedagógica e os dados foram analisados a partir da análise textual discursiva. O referencial teórico foi subsidiado pelos Estudos da Deficiência na Educação, pelo Desenho Universal para a Aprendizagem e pelo campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva. A pesquisa apontou que o MSD tem grande potencial de sensibilização dos docentes sobre a importância de identificar as barreiras existentes nos contextos educativos, ao invés de colocar o foco na deficiência da pessoa. O DUA foi percebido como um conhecimento que abre possibilidades de transformação do planejamento e das práticas pedagógicas em direção ao acolhimento da diversidade humana em sala de aula, dentro de um projeto de escola. O estudo e a reflexão sobre o MSD e o DUA proporcionou aos docentes participantes da pesquisa a percepção de que a educação inclusiva é um processo que envolve os tempos e os espaços da escola como um todo e que é um projeto político-pedagógico coletivo, do qual a formação continuada é um instrumento importante. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 29,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | desenho universal para a aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | modelo social da deficiência | pt_BR |
| Título: dc.title | O Modelo Social da Deficiência e o Desenho Universal para a Aprendizagem: poéticas e políticas para transformar o planejamento na escola inclusiva | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 28_junho_23_produto_educacional_katia_17012839120993_1796.pdf | 30.33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740414/2/28_junho_23_produto_educacional_katia_17012839120993_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons