ESCOLA PANC: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorESPÍNDOLA, KATIA BOMFIGLIO-
Autor(es): dc.contributor.authorBlanco, Soeli Francisca Mazzini Monte-
Autor(es): dc.contributor.authorBöck, Geisa Letícia Kempfer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-12T12:46:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-12T12:46:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-28-
identificador: dc.identifier.other28_junho_2023_versao_final_DISSERTA_AO_UDESC_katiaespindola_17012845829639_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740413-
Resumo: dc.description.abstractA inclusão educacional de estudantes com deficiência é um desafio para o sistema educacional brasileiro. Uma das questões que dificultam o acesso à aprendizagem e à construção de práticas pedagógicas que contemplem a diversidade humana é a ausência de formação docente continuada. Esta pesquisa propôs o desenvolvimento de um curso de formação sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e o Modelo Social da Deficiência (MSD) para docentes de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Porto Alegre/RS. O objetivo do estudo foi conhecer e analisar as contribuições do DUA e do MSD para o entendimento sobre a deficiência, a educação inclusiva e o planejamento pedagógico para a diversidade. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Intervenção Pedagógica e os dados foram analisados a partir da análise textual discursiva. O referencial teórico foi subsidiado pelos Estudos da Deficiência na Educação, pelo Desenho Universal para a Aprendizagem e pelo campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva. A pesquisa apontou que o MSD tem grande potencial de sensibilização dos docentes sobre a importância de identificar as barreiras existentes nos contextos educativos, ao invés de colocar o foco na deficiência da pessoa. O DUA foi percebido como um conhecimento que abre possibilidades de transformação do planejamento e das práticas pedagógicas em direção ao acolhimento da diversidade humana em sala de aula, dentro de um projeto de escola. O estudo e a reflexão sobre o MSD e o DUA proporcionou aos docentes participantes da pesquisa a percepção de que a educação inclusiva é um processo que envolve os tempos e os espaços da escola como um todo e que é um projeto político-pedagógico coletivo, do qual a formação continuada é um instrumento importante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,57 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdesenho universal para a aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmodelo social da deficiênciapt_BR
Título: dc.titleESCOLA PANC: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E DO MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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