Contribuições conceituais de educação inclusiva para o Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil no Município de Joinville

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrandão, Elisangela Vicente-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vera Márcia Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-12T12:23:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-12T12:23:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-28-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00057578_2022_16825440066553_1796-1-90pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740407-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa surgiu a partir das interações que a pesquisadora teve desde a infância com adultos e crianças com necessidades especiais e que se intensificam na docência como escolha profissional. Assim objetivamos investigar se o Projeto Político Pedagógico do CEI Meu Pequeno Mundo é inclusivo, atendendo as especificidades das crianças de 4 a 6 anos, de modo a identificar a compreensão das professoras sobre o conceito de Educação Inclusiva; ao verificar as práticas pedagógicas no que refere a Educação Inclusiva; analisando e contribuindo com a avaliação do Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino. Para tanto, na fundamentação teórica, trazemos autores que abordam questões relacionadas aos descritores utilizados na revisão de literatura. Assim a fundamentação teórica ganhou robustez com a revisão da literatura que resultou em 74 teses e dissertações recolhidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Definimos pela pesquisa qualitativa, com aporte da pesquisa documental, ao analisar o PPP, e estudo de caso, com o auxílio da aplicação de um questionário semiestruturado às professoras e auxiliares do Centro de Educação Infantil pesquisado. Para análise dos dados utilizamos análise temática, etapa importante para a elaboração do Produto Educacional. Verificamos na pesquisa a importância para que os olhares diante das diversidades estejam atentos para diferentes possibilidades de conhecimentos a partir da diretriz da educação inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleContribuições conceituais de educação inclusiva para o Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil no Município de Joinvillept_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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