Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MASSELAI, DAYANE REGINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vera Márcia Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-12T12:12:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-12T12:12:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00057296_2022__1__16825446305312_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740406 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa, abrigada na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, no Mestrado Profissional em educação inclusiva - PROFEI/UDESC, analisa os motivos que ainda levam os/as docentes regentes e orientação escolar a encaminhar o estudante da EJA para o atendimento pedagógico no contraturno escolar, por apresentar “algum tipo de dificuldade de apropriação do conhecimento”1 , buscando elementos metacognitivos que contribuam para a formação permanente dos professores/as numa perspectiva de educação inclusiva. Optamos pela pesquisa exploratória de cunho qualitativo com análise documental e estudo de caso com aporte da entrevista semiestruturada, analisados por meio da análise temática, realizada com jovens, adultos/as e idosos/as encaminhados ao apoio pedagógico escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Fundamental, do município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. Como principais parceiros teóricos Arroyo (2017), Cord (2000, 2017), Nóvoa (2019), Moreira e Candau (2017), Galvão (2012), Hooks (2017), Flavell (1976), Araújo (200.Como produto educacional foi organizado o Curso: Metacognição na EJA e um tutorial com orientações para o encaminhamento dos estudantes com dificuldade de aprendizagem ao apoio pedagógico, a partir das dicas obtidas durante a pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,52 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Permanente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | pt_BR |
Título: dc.title | METACOGNIÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA Curso de Formação Continuada para professores da EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Processo_UDESC_00057296_2022__1__16825446305312_1796.pdf | 5,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740406/2/Processo_UDESC_00057296_2022__1__16825446305312_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons