
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MASSELAI, DAYANE REGINA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vera Márcia Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-12T12:12:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-12T12:12:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00057296_2022__1__16825446305312_1796 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740406 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa, abrigada na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, no Mestrado Profissional em educação inclusiva - PROFEI/UDESC, analisa os motivos que ainda levam os/as docentes regentes e orientação escolar a encaminhar o estudante da EJA para o atendimento pedagógico no contraturno escolar, por apresentar “algum tipo de dificuldade de apropriação do conhecimento”1 , buscando elementos metacognitivos que contribuam para a formação permanente dos professores/as numa perspectiva de educação inclusiva. Optamos pela pesquisa exploratória de cunho qualitativo com análise documental e estudo de caso com aporte da entrevista semiestruturada, analisados por meio da análise temática, realizada com jovens, adultos/as e idosos/as encaminhados ao apoio pedagógico escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Fundamental, do município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. Como principais parceiros teóricos Arroyo (2017), Cord (2000, 2017), Nóvoa (2019), Moreira e Candau (2017), Galvão (2012), Hooks (2017), Flavell (1976), Araújo (200.Como produto educacional foi organizado o Curso: Metacognição na EJA e um tutorial com orientações para o encaminhamento dos estudantes com dificuldade de aprendizagem ao apoio pedagógico, a partir das dicas obtidas durante a pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,52 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Permanente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metacognição | pt_BR |
| Título: dc.title | METACOGNIÇÃO DOS ESTUDANTES DA EJA Curso de Formação Continuada para professores da EJA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Processo_UDESC_00057296_2022__1__16825446305312_1796.pdf | 5.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740406/2/Processo_UDESC_00057296_2022__1__16825446305312_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons