METACOGNIÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMASSELAI, DAYANE REGINA-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vera Márcia Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-12T12:09:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-12T12:09:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-28-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00057296_2022_16825446069389_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740405-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, abrigada na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, no Mestrado Profissional em educação inclusiva - PROFEI/UDESC, analisa os motivos que ainda levam os/as docentes regentes e orientação escolar a encaminhar o estudante da EJA para o atendimento pedagógico no contraturno escolar, por apresentar “algum tipo de dificuldade de apropriação do conhecimento”1 , buscando elementos metacognitivos que contribuam para a formação permanente dos professores/as numa perspectiva de educação inclusiva. Optamos pela pesquisa exploratória de cunho qualitativo com análise documental e estudo de caso com aporte da entrevista semiestruturada, analisados por meio da análise temática, realizada com jovens, adultos/as e idosos/as encaminhados ao apoio pedagógico escolar do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Ensino Fundamental, do município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. Como principais parceiros teóricos Arroyo (2017), Cord (2000, 2017), Nóvoa (2019), Moreira e Candau (2017), Galvão (2012), Hooks (2017), Flavell (1976), Araújo (200.Como produto educacional foi organizado o Curso: Metacognição na EJA e um tutorial com orientações para o encaminhamento dos estudantes com dificuldade de aprendizagem ao apoio pedagógico, a partir das dicas obtidas durante a pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Permanentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetacogniçãopt_BR
Título: dc.titleMETACOGNIÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons