Formação Docente e Educação Inclusiva: diálogos necessários

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Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOL, CARINA PASINI-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vera Márcia Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-12T12:04:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-12T12:04:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00057151_2022__1__16818487405111_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740404-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa objetivou verificar nas diretrizes políticas e pedagógicas do Estado de Santa Catarina como aparece a educação inclusiva e como impactam na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das instituições públicas de ensino para a educação básica da rede estadual no município de Chapecó/SC. Inicialmente realizamos uma revisão de literatura, buscando teses e dissertações na Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD), com a utilização dos descritores: Educação Inclusiva, Formação de Professores, Projeto Político Pedagógico; Diversidade, com o intuito de estreitarmos o conhecimento com as pesquisas produzidas no período de 2020/2021. Como parcerias teóricas trouxemos autores como: Bezzera (2013), Candau (2011), Ferreira (2020), Gomes (2007), Gatti (2008), Munanga (2008), Imbernón (2011), Mantoan (2015), Pacheco (2016), Santos (2020), Souza (2019), Tavares (2020) e Veiga (1998, 2009). Metodologicamente, lançamos mão da pesquisa documental com o auxílio da análise temática, verificando os PPPs por amostragem, considerando uma abordagem voltada para a Educação Inclusiva. Para tanto tomamos como parâmetro referencial a Proposta Curricular do Estado de SC, verificando como estão contempladas, as políticas públicas e o processo de inclusão no Projeto Político Pedagógico nas escolas selecionadas. Partindo da análise das categorias constantes na Proposta Curricular de SC, as indicações contempladas nos Parâmetros Curriculares e nos PPPs analisados, elencamos os indicadores que nos possibilitaram organizar um portfólio como produto educacional, que será disponibilizado às escolas que participaram da pesquisa, bem como demais interessadas. Proposta essa, que poderá contribuir desde a elaboração ou reformulação do PPP com sugestões que pressupõem esse documento como auxílio voltado para uma escola integralmente inclusiva. Ainda, a possibilidade de sensibilização para uma proposta de formação permanente para professores/as, com foco na análise do contexto local, com possibilidades de traçar estratégias que venham garantir ações para a constituição de uma escola inclusiva. Que reconheça, respeite e acolha pedagogicamente a pluralidade social e as diferenças por meio da prática docente na promoção da educação inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
Título: dc.titleFormação Docente e Educação Inclusiva: diálogos necessáriospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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