Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, BRUNA GOMES DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Böck, Geisa Letícia Kempfer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-12T11:40:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-12T11:40:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Documento_UDESC_00052371_2022_16818481518099_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740402 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O atendimento educacional especializado (AEE) é um dos principais serviços para promoção de práticas inclusivas nas escolas comuns de ensino, tendo como uma das funções básicas a identificação e/ou produção de recursos que promovam a eliminação de barreiras nos contextos de aprendizagem, viabilizando a participação dos estudantes, considerando as suas singularidades. Há documentos oficiais que orientam os professores sobre o trabalho desenvolvido no AEE, no entanto, observase ausência de orientação específica de como o AEE deve ser organizado para estudantes autistas, visto que não há uma sistematização de quais estratégias e recursos favoreçam a sua escolarização. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como está ocorrendo a escolarização de estudantes autistas nas classes comuns dos primeiros e segundos anos do ensino fundamental e identificar alguns dos possíveis recursos e estratégias que promovem a participação e rompem ou minimizam as barreiras na escolarização desses estudantes. Também se analisou como ocorre o trabalho colaborativo entre o professor do AEE e o da sala de aula comum em que estejam matriculados esses estudantes autistas visto que a forma como esse serviço é realizado interfere diretamente no contexto da sala de aula comum. Para atingir os objetivos propostos, este estudo foi dividido em três etapas: revisão bibliográfica, aplicação de questionário múltipla escolha e realização de entrevista semiestruturada. O público da pesquisa foi constituído por professores regentes de primeiros e segundos anos da classe comum do ensino fundamental, os quais tinham estudantes autistas em suas salas de aula. Os dados coletados passaram pela análise de conteúdo categorial e são apresentados divididos em quatro categorias: concepções, acessibilidade, apoios e barreiras. Salienta-se que este estudo tem como base as concepções do modelo social de deficiência e a compreensão do autismo a partir das perspectivas da neurodiversidade. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um produto educacional intitulado Guia de boas práticas para a inclusão escolar de estudantes autistas. Nele, são apresentados alguns dos possíveis recursos de acessibilidade sensorial, interacional e comunicacional que podem favorecer a escolarização de estudantes autistas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
Título: dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Documento_UDESC_00052371_2022_16818481518099_1796.pdf | 10,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740402/2/Documento_UDESC_00052371_2022_16818481518099_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons