Pistas e dicas pedagógicas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Andréia Regina Anacleto-
Autor(es): dc.contributor.authorBogo, Amauri-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-11T13:06:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-11T13:06:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-26-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00058394_2022__1__16825411486188_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740383-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede, ofertado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Teve como objetivo analisar as práticas curriculares de inclusão escolar utilizadas com o público da Educação Especial por meio de um estudo de caso em uma escola municipal da rede de ensino de Joinville/SC. O contexto atual da educação especial apresenta o fortalecimento de políticas educacionais inclusivas, as quais têm como foco a matrícula de estudantes com necessidades especiais nas escolas de ensino regular, associado ao investimento na formação de professores, adequações na infraestrutura, em recursos pedagógicos, materiais didáticos e a necessidade de estar sempre renovando e atualizando as práticas curriculares inclusivas. A opção metodológica seguiu uma abordagem qualitativa, por meio do método de estudo de caso, subsidiados pela pesquisa bibliográfica e documental, através da pesquisa aplicada e exploratória, com consulta nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário online, destinado aos professores de uma escola municipal da rede pública de ensino de Joinville. O questionário aplicado com os participantes da pesquisa buscou analisar as práticas curriculares inclusivas utilizadas e evidenciar as possibilidades e dificuldades encontradas neste contexto escolar para efetivação destas práticas de inclusão escolar com o público da educação especial. O procedimento de análise dos dados seguiu com as contribuições da análise de conteúdo e análise documental. Os dados coletados e analisados a partir das inferências obtidas resultaram na elaboração do produto educacional, organizado por meio de um vídeo, denominado “Pistas e Dicas Pedagógicas”. As pistas e dicas pedagógicas são indicativos que podem fornecer aos professores alternativas para superar as dificuldades e promover melhores condições para vivenciar práticas curriculares inclusivas em seu cotidiano, no sentido de superar os desafios do trabalho com o público da educação especial. Importa dizer que esta produção do vídeo será divulgada em toda a rede municipal de ensino de Joinville por meio da divulgação nos grupos de Whatsapp, canal do Youtube e redes sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent30,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas curricularespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Título: dc.titlePistas e dicas pedagógicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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